O’Plerou Grebet é um jovem estudante da Costa do Marfim que criou um aplicativo de emojis que quer colocar a cultura africana em evidência. Inspirado pela ausência de desenhos representativos da comunidade africana e depois de uma conversa com um amigo, Grebet decidiu fazer algo a respeito criando a app ZouZoukwa.

A maioria dos emojis de ZouZoukwa refletem a cultura da África Ocidental, principalmente da Costa do Marfim.

Após criar o aplicativo, O’Plerou Grebet decidiu participar do evento  Africa Digital Communication Days, onde recebeu um prémio e foi convidado a colaborar pelo canal de televisão francês Canal+. Os interesses pelo seu trabalho não pararam de se manifestar e também o jovem desenvolvedor também recebeu um convite da marca de roupa e acessórios de moda costa-marfinense Imalk Concept, para criar uma série de imagens para os seus produtos.

Em entrevista ao canal de televisão britãnico BBC, O’Plerou Grebet afirmou: “são emojis nos quais nos reconhecemos. Vendo todos os smileys incorporados no aplicativo, pensei que faltavam alguns para descrever as nossas realidades marfinenses, para fazer as nossas piadas…”.

 O aplicativo de emoji Zouzoukwa foi nomeado para a categoria Melhor Aplicativo do African Talent Awards e baixado mais de 130 mil vezes em poucos meses.

O Zouzoukwa está disponível apenas em dispositivos Android, no momento, mas Grebet quer “criar um aplicativo que permita que o Zouzoukwa seja usado por qualquer pessoa em qualquer smarphone. E por que não, um dia, este estar diretamente integrado no telefone ou em aplicativos como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger.”

Para O’Plerou Grebet, o próximo passo, depois de Zouzoukwa, é aprender sobre 3D e realidade virtual, a fim de criar filtros e encontrar uma nova maneira de prestar homenagem à cultura africana”.