Já pensaste num momento em que estás no sofá da tua sala de estar a admirar um quadro de Pablo Picasso? É possível que esse sonho se torne realidade com uma lotaria internacional. Nature Morte do famoso pintor espanhol, avaliada em um milhão de euros, vai ser sorteada entre 200 mil rifas, cada uma de 100 euros.

A iniciativa é da associação Aider Les Autres, que espera reunir pelo menos 20 milhões de euros. Dessa soma, um milhão será transferido para o proprietário do quadro e o restante será utilizado para um projeto da ONG Care em África. Cerca de 200 mil pessoas em cerca de 15 comunidades nos Camarões, Madagascar e Marrocos vão poder aceder a água potável, além de serem construídas casas de banho separadas para meninas em vários escolas, cuja problemática é uma das principais razões para meninas na puberdade abandorem a escola.

Em 2013, os organizadores da loteria já haviam testado o conceito e conseguiram arrecadar cinco milhões de euros para renovar a cidade libanesa de Tyr. O vencedor foi um jovem norte-americano de 25 anos em Pittsburgh, Pensilvânia.

A pintura está em exibição no Museu Picasso em Paris

Natureza Morta é uma pintura feita numa época em que o artista “sintetizou as correntes realista e cubista”, explicou à AFP Laurent Le Bon, diretor do museu Picasso, onde a tela está atualmente exposta. Segundo Le Bon, “é um trabalho que faze pensar e sonhar”.