Paddy Cosgrave, o homem por trás da Web Summit, esteve recentemente em Cabo Verde a convite do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, para conhecer melhor e apadrinhar o projeto Cabo Verde Digital.

O fundador da Websummit esteve na ilha de Santiago e na ilha do Sal, numa visita de três dias e participou num showcase de empreendedores e no evento CV Next.

Durante a sua visita, Cosgrave conheceu o parque tecnológico de Cabo Verde, visitou o weblab – uma estrutura presente em todas as escolas secundárias do país e que permite aos jovens aprenderem robótica e programação – e aproveitou também para visitar a Assembleia Nacional e ter encontros com as autoridades nacionais.

“Foi fantástico que Paddy tivesse escolhido Cabo Verde como o primeiro país africano a visitar. Mostra o reconhecimento de um dos principais nomes da tecnologia mundial, naquilo que têm sido os esforços do país neste setor. Foi nossa vontade que o Paddy Cosgrave tenha vindo conhecer o que estamos a fazer em Cabo Verde, que tenha vindo conhecer os nossos empreendedores de base tecnológica e a nossa ambição de ser um país que pode prestar serviços de tecnologia para todo o continente africano”, explicou Pedro Lopes, secretário de Estado de Cabo Verde para a Inovação e Formação Profissional.

“A ousadia de construir um Cabo Verde Digital que quer fazer pontes entre continentes e que quer atrair talentos e empresas para que em conjunto com os jovens cabo-verdianos possam gerar ideias e concretizar soluções de futuro, no presente”, acrescentou o secretário de Estado.

Paddy Cosgrave é um empreendedor irlandês e um dos nomes mais influentes do mundo no que toca a tecnologia, fundador do WebSummit mas também responsável pelos eventos F.ounders (evento fechado para convidados que congrega apenas os donos das mega-empresas de tecnologia globais), RISE (possivelmente o maior evento de tecnologia da Ásia, realizado em Hong Kong), Collision (evento para empreendedores, investidores e startups que se realiza em Toronto para mais de 30.000 pessoas), SURGE (evento realizado em Bangalore,India e focado em investidores) e MoneyConf (voltado para o mundo do dinheiro: bancos, instituições financeiras, investidores e fintechs).