Na esfera do entretenimento PALOP há mais uma gala que pretende dar destaque ao talento dentro do movimento hip hop. A gala Agita Santola vai acontecer na sua segunda edição a 4 de julho e, desta vez, em Portugal.

O objetivo da plataforma desde dezembro de 2018 é valorizar a cultura musical santomense. Agita Santola antes de organizar galas, é uma plataforma digital que promove e analisa todos os estilos musicais, feitos por santomenses. Além de enaltecer os artistas santomenses, o evento quer sobretudo dar reconhecimento ao trabalho árduo e consistente dos artistas do arquipélago.

A primeira edição da Gala Agita Santola aconteceu em 2019, na ilha de São Tomé, no anfiteatro do Palácio dos Congressos.

Tendo em conta o feedback positivo por parte do público, a organização sentiu a necessidade de fazer mais pela afirmação do rap Santomense, estilo amplamente consumido pelos jovens e não só.

A direção do projeto já tem data marcada para a segunda edição, desta vez em Portugal, onde existe uma grande parte de artistas e apreciadores do movimento santomense.

A iniciativa vai premiar o melhor do rap “santola” de 2019, nas suas mais variadas especificidades, no dia 4 de julho, com local a ser anunciado.

No total são 15 as categorias, com votações abertas 24 horas por dia no site oficial do Agita Santola.