A Nobalur é um coletivo cultural de apoio e promoção à Guiné Bissau, que acaba de se lançar numa campanha de crowdfunding para ajudar mulheres e jovens guineenses em condições de pobreza extrema. Esta não é uma campanha qualquer, o objetivo é adquirir pensos higiénicos reutilizáveis.

Os artigos e recursos convencionais ligados à higiene feminina na Guiné-Bissau custam, por vezes, um valor demasiado elevado para as carteiras mais carenciadas. Além da questão social, o problema acaba também por se refletir no insucesso escolar, visto que meninas e jovens mulheres têm de faltar à escola quando se encontram menstruadas.

Ver esta publicação no Instagram

#nobalurpadcampaign . . Para muitas mulheres e jovens guineenses que vivem em condições de pobreza extrema, os pensos higiénicos são um bem inacessível devido ao seu custo elevado. A campanha de pensos higiénicos reutilizáveis para meninas carenciadas nas “Tabankas” tem como principal objectivo dar a cada mulher, a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida durante o seu ciclo menstrual. Meninas na Guiné-Bissau por vezes faltam à escola durante o seu período menstrual devido à falta de produtos de higiene e recursos. A falta de recursos financeiros, torna quase impossível sustentar as necessidades femininas, o que acaba por ter sérias repercussões na vida escolar. Devido às condições precárias do país, a poluição é uma questão bastante sensível e preocupante. Na Guiné-Bissau, o nível de poluição do ar está acima do considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O processo de recolha e tratamento do lixo na Guiné-Bissau é bastante precário, sendo um dos maiores problemas na sociedade guineense e, consequentemente, o povo vê-se obrigado a usar métodos inadequados para desfazer-se do lixo tais como queimá-lo e até mesmo atirá-lo ao o mar. Todos estes fatores provocam o aumento pregressivo do nível de poluição na Guiné-Bissau. Por esta razão, o nosso objetivo é angariar pensos higiénicos, de preferência reutilizáveis, de forma a proteger o meio ambiente. A Poluição é a introdução de substâncias ou energia de forma acidental ou intencional no meio ambiente, com consequências negativas para os seres vivos. A poluição passou a ser mais intensa a partir da Revolução Industrial que culminou no aumento da industrialização e urbanização. Atualmente, é considerada um grave problema ambiental. Existem vários tipos de poluição, tais como : Poluição da Água; Poluição Atmosférica; Poluição Sonora; Poluição Térmica; Poluição do Solo, etc. Com as suas doações de absorventes, as mulheres sentir-se-ão mais confiantes e terão uma auto-estima mais elevada. Nobalur acredita que as suas doações aumentarão a taxa de frequência escolar e melhorarão a qualidade de vida de cada uma. . . (CONTINUAÇÃO NOS COMENTÁRIOS)

Uma publicação partilhada por I’m Guinea-Bissau 🇬🇼 (@nobalur) a

“A falta de recursos financeiros torna quase impossível sustentar as necessidades femininas, o que acaba por ter sérias repercussões na vida escolar”, explica o projeto.

A ideia de lançar uma campanha de aquisição de pensos higiénicos reutilizáveis surge também aliada ao fator ambiental. No país, “a poluição do ar está acima do considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O processo de recolha e tratamento do lixo na Guiné-Bissau é bastante precário, sendo um dos maiores problemas na sociedade guineense e, consequentemente, o povo vê-se obrigado a usar métodos inadequados para desfazer-se do lixo, tais como queimá-lo e até mesmo atirá-lo ao o mar”.

O objetivo da iniciativa é conseguir três mil libras (cerca de 3.500 euros) para a compra de artigos de higiéne reutilizáveis e amigos do ambiente. “Com as doações de absorventes, as mulheres sentir-se-ão mais confiantes e terão uma auto-estima mais elevada. Nobalur acredita que as suas doações aumentarão a taxa de frequência escolar e melhorarão a qualidade de vida de cada uma.”

A campanha está disponível aqui.