A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, agendada para 22 de março, foi adiada “até que o problema do coronavírus esteja solucionado”, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema, que atribui os galardões.

De recordar que,Vado Más Ki As está nomeado para o prémio Sophia, na categoria Melhor Canção Original, com a música “Vai”. A faixa faz parte da banda sonora do filme Gabriel, cujo personagem principal é interpretado por Igor Regalla.

A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia foi “adiada em prol da saúde pública”, lê-se no comunicado divulgado pela Academia.

O adiamento da entrega dos Prémios Sophia, que decorreria no Casino Estoril, dentro de duas semanas, foi decidido “no seguimento do Plano de Contingência e das recomendações da Direção-Geral da Saúde, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e do Governo português”, adianta a Academia Portuguesa de Cinema.

A 8.ª edição “será reagendada em data a anunciar oportunamente”, conclui a academia.

Em Portugal há 41 pessoas infetadas com o novo coronavírus, mais duas face ao balanço feito na segunda-feira. A maioria dos casos concentra-se na região Norte.

O novo coronavírus, detetado em dezembro na China, é uma família de vírus que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A Covid-19, que atingiu cerca de uma centena de países de cinco continentes, foi declarada como emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial de Saúde.