O que o mundo esa atualmente a viver, por conta do Covid-19, é inédito. A melhor forma de ajudar a que o vírus não se alastre é evitar qualquer contato social, o que, basicamente, significa ficar em casa. Contudo, mudar drasticamente as nossas rotinas pode não ser tarefa simples. Por isso, ora aqui tens umas dicas para evitares o tédio enquanto estiveres confinado às quatro paredes da tua casa.

Séries e filmes

Se há um serviço que vai estar em altas durante esta crise de saúde pública e económica é o streaming. Aproveita para te atualizares em relação a séries e filmes. Aqui tens as nossas sugestões:

On My Block: Num bairro sensível da cidade de Los Angeles, EUA, a amizade de quatro adolescentes, inteligentes, desenrascas e cheios de humor, é colocado à prova. Entre caças a “tesouros”, escapar de gangs da droga e às turbulências amorosas e hormonais, normais a qualquer adolescente, a série promete prender-te ao écran. Criada por Lauren Iungerich, Eddie Gonzalez, Jeremy Haft, a série On My Block é estrelada por Sierra Capri, Jason Genao, Brett Gray e Diego Tinoco. A trama é um exclusivo Netflix e tem três temporadas.

Luther: Drama criminal, a série britânica da BBC One tem quatro temporadas lançadas. O protagonista John Luther (Idris Elba, que foi recentemente diagnosticado com o Coronavírus) interpreta o papel de um polícia metódico que leva o trabalho para casa. E é aí que os problemas começam. Idris recebeu inúmeras críticas sobre o seu desempenho neste papel e venceu alguns prémios pela atuação, incluindo Globo de Ouro, Screen Actors Guild Award e Critics’ Choice Television Awards. Luther está também disponível na Netflix.

Master of None: Criada pelo comediante Aziz Ansari e Alan Yang, a série original da Netflix trata de temas diversos da vida quotidiana do protagonista, um ator que vive em Nova Iorque e tem amigos com personalidades diversas. O que é incrível na série é a abordagem sobre o tratamento das minorias e para os estereótipos que a indústria do cinema criou ao longo dos anos. A atriz secundária, Lena Waithe, foi a primeira mulher negra a receber o Emmy de Melhor Argumento de Série de Comédia.

Quem Matou Malcom X: Mais de 50 anos depois da sua morte, há quem ainda se dedique a descortinar os segredos por trás do assassinato de Malcom X. Depois da difusão da série-documentário, na Netflix, o governos dos EUA decidiu reabrir o caso. Em 1965, durante uma reunião na qual o ativista não beneficiou de qualquer proteção policial, apesar de ter sido ameaçado várias vezes e de a sua casa ter sido incendiada apenas uma semana antes, o “messias preto” foi morto com 21 tiros, no Harlem, em Nova Iorque. Três homens foram condenados. Um sempre alegou ter sido um dos responsáveis pela morte de Malcom X mas a dúvida ainda paira sobre a culpa dos outros dois alegados cúmplices e sobre quem foi o ou os mandatários.

Podcasts

Uma outra forma de passar o tempo é ouvir podcasts. Dá para desanuviar e até aprender.

Contas à Vida: Esta semana, a BANTUMEN tem uma nova rubrica de podcast. O Contas à Vida é um exercício áudio, que pretende proporcionar-te truques e dicas de como estruturar o teu orçamento, por forma a, consequentemente, tornares-te financeiramente saudável. Bem gerir as nossas finanças é meio caminho andado para um futuro estável, a nível financeiro e emocional. A rubrica, produzida pelo nosso contabilista e expert em finanças Hugo Fonseca, começa com um episódio sobre a literacia financeira, também chamada de educação financeira.

O Assunto: Para sabermos como está a ser a vida de quem se encontra noutros pontos do mundo, onde o isolamento foi uma das medidas adoptadas pelos governos para conter o alastramento do vírus, também já há podcasts dedicados ao assunto. Fabrice mora em Barcelona com a mulher e a filha. Priscilla vive em Roma com o marido e a filha de dois anos e Flávia reside em Xangai com o marido e o filho adolescente. Em comum, têm o quotidiano revolucionado por causa do novo coronavírus. Em conversa com Renata Lo Prete, Fabrice explica por que decidiu trabalhar em casa mesmo antes da quarentena decretada em Espanha. Priscilla fala dos desafios enfrentados no país europeu com o maior número de casos e de mortes, e do que responde quando a filha pede para ir ao parque. Da China, Flávia relata os seus 53 dias em isolamento no primeiro epicentro da pandemia.

On Second Thought: Com este novo podcast, “On Second Thought”, Trevor Noah desafia-se a si mesmo – e aos seus ouvintes – a explorar ângulos desconhecidos, abraçar pontos de vista diferentes e celebrar as contradições que tornam o mundo moderno desconcertante e emocionante. Trevor e os seus convidados transformam frases feitas em conversas reais, seja a discutir sobre raça, cultura, esportes, ciência, direito, arte ou capitalismo, Trevor nunca está satisfeito com a conclusão óbvia. Para mais informações, acesse LuminaryPodcasts.com.

Livros

Nesta matéria, não teríamos páginas suficientes para as recomendações mas aqui vão algumas, sugeridas pelo blog brasileiro Curadoria Colunas Tortas, que nos propõe 34 contos africanos. Vamos sair do ordinário e partilhar a leitura com as crianças. Os contos estão disponíveis para download gratuito, neste link.

Música

O isolamento é a melhor forma de combater o vírus e, para ajudar a aliviar a ansiedade que essa medida implica e aligeirar a tensão, vamos poder assistir a um festival atípico, o #EuFicoEmCasa.

O objetivo do festival é “sensibilizar a população para a necessidade de ficar em casa. Numa altura critica para Portugal e para o Mundo, é urgente que todos entendamos que só cumprindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e Direção Geral de Saúde poderemos sair deste cenário com a maior rapidez possível, protegendo também, desta forma, todos os profissionais que são imprescindíveis para o combate ao COVID-19 e continuidade do funcionamento do país, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, trabalhadores de supermercados, polícias, bombeiros e tantos outros”.

#EuFicoEmCasa começa esta terça-feira, 17, tem a duração de seis dias e conta com a participação de 78 artistas, nomeadamente, Boss AC, BRANKO, Supa Squad, Bispo, Matias Damásio, Prodigio, Nelson Freitas, Pedro Mafama, entre outros. Lê aqui onde assistir ao festival.