O isolamento ou confinamento é, por agora, a medida de prevenção mais eficaz no combate à propagação do COVID-19, que colocou o mundo, governos e cidadãos em estado de alerta.

Estar fechado em casa 24 sob 24 horas não é a situação mais desejada, mas com o passar do tempo acabamos por encontrar algo que nos distraia. E a pessoa que mais nos fez rir nos últimos tempos é a rapper norte-americana Cardi B, que no início da semana publicou um vídeo no seu perfil de Instagram a mostrar o seu desagrado com a situação.

“Se te estás a perguntar por que é que as tuas encomendas não chegaram… Adivinha? Coronavírus! Coronavírus!”

“Estou com medo, estou a ficar em pânico. Vocês ficam a enviar memes, a achar que é brincadeira”. “Mas essa m*** é real”.

Brandon Davidson, também conhecido como  iMarkkeyz é DJ e produtor e transformou o aviso de coronavírus de Cardi B numa música e num videoclipe. A Internet tratou do resto.

O produtor e Dj de Brooklyn, Nova Iorque, disse ao BuzzFeed News que tem sido “emocionante” ver as pessoas a dançar e a rir ao redor do mundo durante estes momentos incertos e stressantes que estamos a viver.

Davidson disse que já tinha feito o beat e que quando ouviu, na semana passada, Cardi a gritar estridentemente “coronavírus”, imediatamente soube o que fazer.

Desde então, a sua música foi tocada internacionalmente, e o artista, que também é rapper percebeu que deveria fazer um videoclipe).

O sucesso foi tanto que as pessoas estão a partilhar a música lançado-se desafios e inventando coreografias.

O remix e o vídeo tornaram-se virais depois de a própria Cardi ter reagido no Twitter, publicando um vídeo da música a tocar numa discoteca no Brasil.

“Neste momento, quero royalties”, twittou Cardi no domingo, em resposta à música ser tocada em vários clubes do mundo. “Eu também poderia fazer um maldito videoclipe”, acrescentou ironicamente.

Uma pesquisa básica na maior plataforma agregado de vídeos do mundo, o YouTube, diz-nos que o “Corona virus, Corona virus” é das músicas mais populares do momento e ainda encontrámos outras músicas dedicadas ao tema.

Destacamos a paródia do YouTuber Miguel Paraíso no instrumental da faixa “Sentimento Safari”, de Julinho KSD, “Corona Virus” de Yofrangel, que conta mais de cinco milhões de vizalizações, que, embora brinque com a situação, também alerta para os hábitos de higiene que toda a gente deve seguir. 

Bello Figo, do Gana, também juntou-se à brincadeira e lançou um vídeo que já conta com mais três milhões de visualizações. G’Mac Cash, a dupla Lil Esco 28 e RobThePlayboy, todos dos Estados Unidos, e o britânico de 18 anos PSYCHS também lançaram faixas relacionadas ao COVID-19.

Miguel Paraiso
Yofrangel
Bello Figo
G’Mac Cash
Lil Esco 28 e RobThePlayboy
PSYCHS