Com os números de infetados por coronavirus a aumentar a cada dia, a maior parte dos trabalhadores que se pode dar ao luxo de trabalhar a partir de casa, opta por fazê-lo.

E para que o tédio não invada a tua vida de forma repentina, aqui tens cinco dicas que podem ajudar-te a ser mais produtivo durante a quarentena.

Veste-te como se fosses trabalhar

Para algumas pessoas, ficar em casa com o pijama e pantufas é um dos melhores prazeres da vida, principalmente quando se está a trabalhar. Mas, a palavra pijama está associada ao sono e relaxamento, duas palavaras que não encaixam bem no contexto de trabalho.

Para conseguir começar bem um dia de tele-trabalho, seria bom manter a mesma rotina de um dia laboral normal, como tomar banho, vestir e até mesmo arranjar o cabelo. Esta dica pode ajudar-te a melhorar o teu estado de espírito e prepará-lo psicologicamente para começar a trabalhar.

Estabelece limites

Se trabalhas para uma outrem, provavelmente tens horas definidas de trabalho, de modo que seria importante guiares-te por esses horários enquanto trabalhas em casa.

Arranja um espaço que possa ser utilizado como um escritório, que tenha idealmente uma cadeira ajustada e uma secretária.

Prepara-te para começar o dia à mesma hora a que normalmente chegarias ao escritório ou local de trabalho, e termina à mesma hora de um dia normal.

Deitares-te a horas razoáveis para conseguires dormir pelo menos sete horas, de modo a conseguires aguentar melhor a pressão de trabalhares sozinho e no mesmo espaço durante horas, e durante vários dias seguidos.

No final do horário laboral, desliga o computador e arruma todas as papeladas que estejam relacionadas com o trabalho.

O serviços nacionais de saúde do Reino Unido, o NHS, aconselha a ajustar a cadeira de forma a conseguires usar o teclado de pulso e braço esticados e nivelados com o chão.

Sair e apanhar ar fresco

Trabalhar a partir de casa não significa que tenhamos de ficar em casa trancados o dia inteiro, pelo menos enquanto nos for possível fazê-lo.

É importante sair de casa pelo menos uma vez durante o dia, nem que seja só para ir deitar o lixo fora, ou andar durante 10 ou 15 minutos. O importante é evitar andar de transportes públicos e sítios com aglomerações de pessoas.

Por isso, põe os teus sapatos e sai à rua e aproveite para apanhar um pouco de ar fresco e sol, se possível.

Este pequeno gesto vai ajudar num possível bloqueio mental e a dar-te forças para conseguires acabar qualquer tarefa que precises acabar.

Usa o telemóvel

Num dia normal, no local de trabalho, podes sempre falar com os teus colegas e manteres-te entretido, nem que seja por breves segundos, mas se estiveres a trabalhar em casa, estás privado da companhia de outras pessoas, o que pode ser frustrante e desmotivante.

Tire um pouco do seu tempo para mexer no telemóvel e ligar para alguém, nem que seja para falar sobre trabalho. Sempre é melhor ter uma conversa real por chamada, do que passar o dia à base de emails e mensagens instantânias.

Faz pausas regulares

É esenssial ter uma rotina quando se trabalha em casa, mas o trabalho não precisa de ser monótono, podemos sempre acrescentar umas pausas pelo meio. Ficar colado ao ecrã durante 8 horas não devia ser o normal nem em casa nem no ambiente de trabalho. É importante tirar pausas regulares que te incentivem a sair da secretária e mexer, tal como se estivesses no escritório.

Um estudo revelou que é sempre mais benéfico fazer várias pausas pequenas durante o dia, do que pausas menos frequentes e longas.

Uma técnica recomendada por pessoas que trabalham em casa é a Pomodoro, um método que ajuda a organisar bem o tempo de trabalho em blocos de 25 minutos. Cada momento é bloco por uma pausa de cinco minutos.