Tu que estás a ler este artigo, provavelmente já deves ter lido aqui algo sobre Dércio Tomás Ferreira, um jovem angolano, licenciado em Mulltimédia, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal.

A sua veia criativa está sempre em movimento e, onde quer que vá, leva consigo a sua câmara.

No meio desta pandemia, Dércio criou uma curta metragem que, além de te ajudar a passar o tempo, vai fazer-te reflectir. Encanto é um romance escrito e realizado por Dércio Tomás Ferreira, que sai com o selo da BlackOnBlackOne e, que será lançado, já no dia 8 de abril, no canal de Youtube BOB 1 TV e pela plataforma de streaming Tellas.

“Todas as vezes que chego a esse ponto, o nível de emoção é o mesmo. Trago-vos a minha terceira curta-metragem “ENCANTO”, é um romance escrito e realizado mais uma vez por mim, myself and I. Neste filme poderão acompanhar a vivacidade e a energia de Alex (Catarina Severiano) uma rapariga que respira liberdade e musicalidade. Durante uma caminhada à noite até a casa, Alex decide ajudar Gabriela (Susete Delgado), uma rapariga tímida que estava a ser assediada por dois homens. A relação das duas se desenvolve a partir daí”, explica o próprio.

Ver esta publicação no Instagram

Como podem ver, já não vou parar!!! E todas as vezes que chego a esse ponto, o nível de emoção é o mesmo. Trago-vos a minha terceira curta-metragem “ENCANTO”, é um romance escrito e realizado mais uma vez por mim, myself and I… pela @b.o.b.one. Neste filme poderão acompanhar a vivacidade e a energia de Alex, uma rapariga que respira liberdade e musicalidade. Durante uma caminhada à noite até a casa, Alex decide ajudar Gabriela, uma rapariga tímida que estava a ser assediada por dois homens. A relação das duas se desenvolve a partir daí. _______________________________________ Neste filme tive o prazer de trabalhar com a @catarinaseveriano, que eu já queria como Alex mesmo antes sequer de ter escrito o filme, que interpretou a Alex, com a dona da Coroa, que desceu pra o Afronation mais tarde porque dá sangue como ninguém @moiprincessu, que fez de Gabriela, e com os dois camones que na última da hora salvaram a minha pele, e de forma brilhante, @de_paixao_oficial e @diogobarrosfanas fazendo o papel de bandidos. # A equipa técnica teve constituída por mim (também editor e sonoplasta), o camone que não lhe largo porque facilita a minha vida de milhões @gio_cattuco (técnico de som), e o @rahizofficial, que literalmente salvou a energia das filmagens mantendo-a tranquila e engraçada, o meu irmão com quem ainda vou dividir muito dinheiro no futuro @geovanny_pitra e a @elizabetemakaveli95 guerreira que escalou montanhas a noite para estar connosco (como assistentes). ______________________________________ A estreia do filme será em breve, no canal do Youtube da @b.o.b.one (BOB 1 TV) e na plataforma digital @tellasvideos (www.tellas.co.ao).

Uma publicação partilhada por Dércio Tomás Ferreira (@de.tf) a

A curta-metragem contou com uma banda sonora composta por quatro músicas, das quais três foram originalmente produzidas para o filme, nomeadamente “Black Girl – Young Dueezy & Niiko”, “Sã e Salva – Young Dueezy & Niiko” e “Vem – Samura Music Gang”.

Em 2018, Dércio produziu e realizou um documentário como trabalho final de curso, “Um Novo Normal”, sobre o empreendedorismo negro, que se foca particularmente numa espécie de debate em torno da noção de empreendedorismo, onde cada um dos empreendedores como artistas plásticos, realizadores, stylists, músicos, jornalistas entre outros, abordaram o assunto tendo em conta o mercado no qual estão inseridos.

Depois disso, Dércio não parou e fez nascer “Deepression” uma curta metragem do próprio, que fala sobre um indivíduo que há anos nega e luta contra o seu estado mental depressivo. A curta é baseada no álbum do rapper luso-cabo-verdiano, Rahiz com a participação de Silvio Nascimento, Lana Bampoqui, Annia, Nadia Veronica e Diogo Dias.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.