Os festivais de música em casa estão a reunir plateias e públicos de todas as gerações e a cada nova edição a audiência é ainda maior.

Nesse sentido nasceu o “Festival NaSofá”, um festival online de música cabo-verdiana que, tal como os anteriores, será transmitido através do Instagram de cada artista convidado.

Entre os dias 5 a 11 de abril vamos poder ver e ouvir mais de 70 artistas cabo-verdianos e “de várias partes do mundo que estarão em sintonia para juntos inspirarem todos a aguentar melhor esta quarentena.”

Além de oferecer música, este festival tem como objetivo angariar fundos com o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, que serão entregues diretamente ao Ministério de Saúde e Segurança Social de Cabo Verde. O valor será utilizado na prevenção e luta contra o COVID-19.

Boa música e solidariedade estão de mãos dadas em prol da saúde pública e a sanidade mental das pessoas, que neste momento se encontram em quarentena. A arte, neste momento, tem sido o escape fundamental para as pessoas, entre directos através das redes sociais, que contam com muita música, treinos físicos, entrevistas ou apenas conversas, tudo para que todos possam ter algo onde se possam distrair.

“Numa altura em que este flagelo, batizado Covid-19, invade as nossas Ilhas da Morabeza, é mais uma vez um Movimento Artístico a trazer um pouco de Primavera aos corações das nossas famílias que se encontram em recolhimento. São mais de 70 artistas cabo-verdianos espalhados pelo globo, que se unem para sensibilizar e trazer um pouco do mundo para dentro de nossas casas. O Festival acontecerá de 5 a 11 de abril. Sentem-se nos vossos sofás familiares e desfrutem desta viagem musical”, diz a organização.

Blacka, Soraia Ramos, Mayra Andrade, Josslyn Medina, Julinho KSD, Boddhi Satva, Boss AC, Calema, Ceuzany, Dandy Lisbon, Dino D’Santiago, Djodje, Dynamo, Nelson Freitas, Nissah Barbosa, Nitry, Poliana Vieira, Prétu (Chullage), Rapaz100Juiz, Élida Almeida, Elji Beatzkilla, Ellah Barbosa, Elly Paris, Enos David, Fattu Djakité, Ga dalomba, Gery Mendes, Gil Semedo, entre outros, são os nomes que compõem o cartaz.