O presidente do Uganda, Yoweri Museveni, de 75 anos, publicou um vídeo a exercitar no seu escritório, para incentivar os seus cidadãos a continuarem a praticar algum exercício em casa, durante a quarentena.

No vídeo, conseguimos ver o presidente de pés descalços, a começar a sua sessão de exercícios a correr pela sala, onde normalmente faz conferências.

Depois de aquecer, Museveni baixa-se e faz 21 flexões, tudo de uma só vez, enquanto a sua equipa de imprensa conta cada flexão feita. No final, o chefe de Estado acaba por fazer mais 30 flexões.

O presidente decidiu tomar esta iniciativa menos tradicional depois de proibir, nesta quarta-feira, a prática do exercício físico em público como uma medida de controlo contra o coronavirus.

A medida foi tomada depois de terem sido divulgados nas redes sociais vários vídeos e fotos de pessoas a exercitarem em grupos, na capital Kampala, mesmo depois do país ter declarado estado de emergência.

Não é a primeira vez que o presidente partilha a sua rotina saudável com o seu povo. O homem de 75 anos, disse à nação no ano passado que tinha perdido 30kg porque tinha começado a focar-se na sua saúde e estado físico.

Em Janeiro, Yoweri Museveni andou 200 km pelo Triângulo Luweero, em Kampala, zona onde chegou a lutar durante a guerra que o colocou no poder.

O Uganda registou até agora 53 casos de coronavírus.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.