A Apple anunciou esta sexta-feira, 10, uma parceria com a Google pela luta contra o coronavírus, através da tecnologia.

Segundo o comunicado anunciado na página da Apple, as companhias vão unir forças para o desenvolvimento de tecnologia que poderá ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus.

Esta tecnologia dará acesso às autoridades de saúde pública de rastrearem a cadeia de possíveis infectados, através de telemóveis, sem comprometer a privacidade e a segurança de cada utilizador.

Para concretizar esta tecnologia, a Apple e a Google lançarão uma solução abrangente que inclui APIs (interface de programação de aplicação), para auxiliar na ativação do rastreamento de contatos.

As duas empresas querem lançar APIs em Maio, que permitirão a interação tecnológica entre dispositivos Android e iOS, usando aplicativos das autoridades de saúde pública.

Esses aplicativos oficiais estarão disponíveis simultaneamente para download na Apple Store e na Play Store.

Nós próximos meses, a Apple e o Google irão trabalhar também numa plataforma mais extensa de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth.

A opção via Bluetooth é a mais viável, e permitirá a participação de mais indivíduos, permitindo também a interação com um ecossistema mais amplo de aplicações e autoridades governamentais de saúde.

O objectivo das companhias é “aproveitar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a desacelerar a disseminação do COVID-19 e acelerar o retorno da vida cotidiana”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.