Os portugueses D’Alva revelam na quinta-feira a canção “Só a pensar”, uma espécie de premonição sobre o momento atual, por falar do que acontece quando se está isolado, e que serve de avanço ao novo álbum da banda.

“Só a pensar” foi criada e gravada ainda em 2019, “a pensar no que poderia ser um próximo disco”, que, na altura, Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro não sabiam se iriam “fazer ou não”.

Entretanto, as coisas mudaram e “Só a pensar” passou a ser o tema de avanço de “Somos”, o terceiro álbum da banda, que deverá ser editado em 13 de novembro, contaram os dois em entrevista à Lusa, por videochamada.

Voir cette publication sur Instagram

07_05_20 #somosdalva

Une publication partagée par D’Alva (@somosdalva) le

“A parte estranha desta canção é que é sobre o que acontece quando não está mais ninguém à nossa volta, quando o ruído acaba e aquelas coisas em que não queremos pensar nos invadem”, contou Ben Monteiro.

O vídeo de “Só a pensar” foi filmado no Porto e no caminho até Lisboa, “à noite, quando já não estava ninguém nas ruas, e em lugares como uma praia deserta, um bosque sem ninguém, e acabou por ser quase meio profético”.

“Somos” terá de ser feito “da forma mais cuidadosa possível”

Para Alex D’Alva Teixeira é “curioso” como acabaram por “fazer uma peça sobre isolamento, numa altura em que se poderia estar em contacto presencial”.

A ideia era começarem a trabalhar o resto do álbum numa residência artística. Mas tendo em conta que Ben Monteiro pertence a um dos grupos de risco – tem asma e uma série de doenças respiratórias – “Somos” terá de ser feito “da forma mais cuidadosa possível”.

Embora habituados a trabalharem “um bocadinho à distância”, Ben lembra que costumam “estar juntos para fechar as coisas”, nomeadamente numa sala de ensaios que tinham arrendada.

“Cancelámos logo a sala de ensaios, fomos esvaziar aquilo e mandámos vir, ‘online’, o material que faltava para cada um nós poder ser independente para trabalhar em casa”, contou Ben.

Na primeira semana do primeiro estado de emergência, decidiram que o terceiro álbum teria que “ser feito à distância”.

Além de “Só a pensar”, ainda não há mais nenhum tema pronto. “Temos ideias em que estamos a trabalhar, uma série de ideias”, partilhou o músico.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.