Nezur é um nome a reter. Cabo-verdiano, a viver em Liechtenstein, no sangue corre-lhe sangue da nata da música de Cabo-Verde e está no mundo do hip hop para tentar deixar a sua marca.

Rúben Ruzen Teixeira dos Santos nasceu na cidade da Praia, freguesia Nossa Senhora da Graça, e com cinco anos emigrou com a família para Portugal. Nezur acabou por assim viver parte da sua vida no Barreiro, na Margem Sul do Tejo – o berço da nata do hip hop em Portugal.

O artista sentiu-se atraído pela música desde pequeno. O ambiente familiar foi sempre composto por música e teve na família vários artistas, como o tio “Nono” – que fez parte de uma das mais famosas e consistentes bandas de sempre em Cabo Verde no universo do Funaná, os Bulimundo, – e a tia D-Weezy – uma das primeiras rappers femininas do arquipélago.

A aventura de microfone na mão começou em 2014. Na altura, um amigo convidou-o para gravar a sua primeira música. A partir daí, pegou-lhe o gosto.

Entretanto, juntou-se a dois amigos e formaram o grupo Real Kings, lançaram “So Dope”, mas as diferenças de realidade quotidiana motivou a separação precoce.

Em 2016, Nezur acabou por criar o grupo Smocky Gang, que ainda hoje existe. Um ano depois, lançou o primeiro trabalho a solo, “Sh*t Talk (Joey Bada$$ x Capital STEEZ – Survival Tactics Remix)”.

Na sua música diversidade é o que não falta. “Cospe” em inglês, crioulo, português e espanhol.

Quando Nezur se mudou para o Liechtenstein, em 2018, à procura de novas aventuras, acabou por integrar os FL-Kartel. Foi quando se deu uma mudança no “jogo” do rapper e decidiu lançar a primeira música no YouTube, “Revo”. O objetivo da música: enviar a mensagem aos amigos, fãs, familiares e haters que desistir dos seus objetivos estava fora de questão.

Conhecendo outros artistas nesta nova aventura, Nezus colaborou com os colombianos Frank Design, Sean Lopez e com o jamaicano Damion Nice, formando assim a High Connection- Para Mi”, que desta vez resultou um estilo de musica diferente do que estava habituado.

No seu repertório a solo, Nezus conta com inúmeras colaborações com outros artistas, citando apenas alguns como. Young Mosse, Myles, Rtg, Lyral,
Midas, Blvck, Pryst, LandoBangz.

Sempre que pode, o rapper está em estúdio. Desse trabalho, em breve vai ser lançado o seu álbum.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.