A lista dos artigos mais clicados da primeira semana de maio é liderada pelo Covid Organics, a bebida “milagrosa” fabricada em Madagáscar, seguido da entrevista ao artista cabo-verdiano Nezur. O single “Pancada” de Phedilson ficou na terceira posição e Addy Buxexa e Eudreezy com “Não vai embora” ficaram em quarto lugar. Por fim, a expansão da Apple Music no continente africano, abrangendo Angola e Moçambique, foi o quinto artigo mais clicado pelos nossos leitores.

1- O milagre africano do Covid Organics. África une-se e Ocidente desdenha

Muito se tem falado ultimamente sobre o Covid Organics, uma bebida desenvolvida em Madagáscar, que pode, segundo pesquisadores da medicina tradicional do país, curar e ajudar a prevenir a doença da covid-19.

Mentes mais otimistas afirmam que, se realmente se confirmar, teremos a resposta do espírito livre africano ao neocolonialismo, que parece se renovar a partir da independência do continente da cura que o ocidente tanto se esfalfa para encontrar.

2- Nezur, um “royal blood” da música de Cabo Verde a fazer rap no Liechtenstein

Nezur é um nome a reter. Cabo-verdiano, a viver em Liechtenstein, no sangue corre-lhe sangue da nata da música de Cabo-Verde e está no mundo do hip hop para tentar deixar a sua marca.

Rúben Ruzen Teixeira dos Santos nasceu na cidade da Praia, freguesia Nossa Senhora da Graça, e com cinco anos emigrou com a família para Portugal. Nezur acabou por assim viver parte da sua vida no Barreiro, na Margem Sul do Tejo – o berço da nata do hip hop em Portugal.

3- Phedilson em “Pancada” com Dji Tafinha e DH

“Pancada” é o novo single do rapper Phedilson, desta vez em parceria com o produtor DH e participação vocal de Dji Tafinha.

Este single vem dar início a um novo ciclo de lançamentos, que segundo o artista irá culminar num projeto mais sólido em formato de EP.

4- “Não Vai Embora” é a nova música de Addy Buxexa e Eudreezy

“Não Vai Embora” é a nova música de Addy Buxexa, que conta com a participação de Eudreezy. A música já está disponível nas principais plataformas de streaming.

A música conta a história de um rapaz apaixonado que suplica à namorada para não o deixar. A música é uma declaração de amor e, acima de tudo, um elogio à importância que as mulheres têm na vida dos homens.

5- Angola e Moçambique já podem usufruir da Apple Music

A Apple acaba de adicionar mais 52 países à sua vasta lista de consumidores, entre os quais 17 africanos, e dois destes lusófonos, Angola Moçambique.

“Estamos muito satisfeitos em trazer muitos dos serviços mais amados da Apple para os usuários em mais países do que nunca”, disse o vice-presidente de conteúdo musical e música, Oliver Schusser, em comunicado lançado no site oficial da gigante da tecnologia.