Já deves ter ouvido falar de iniciativas, principalmente nos Estados Unidos, que são desenvolvidas para empoderar negócios de empreendedores negros, como por exemplo o Buy Black. Em Portugal ainda não existe nada do género com alguma expressão, mas vão surgindo negócios que nos despertam para essa necessidade, de criarmos uma corrente de fortalecimento dos negócios detidos pela comunidade negra. É disso que trata a Black Money Collection de Fénix.

Black Money Collection | Fénix
Black Money Collection | Fénix

A Fénix é uma marca de roupa criada há cinco anos por Margareth Nascimento e que “prima pela elegância, versatilidade, exclusividade e qualidade”.

A nova coleção da marca, Black Money Collection, além da vertente fashion, é também dedicada à consciencialização da circulação do dinheiro na comunidade negra. O nome da linha de roupa foi inspirado no movimento criado pela brasileira Nina Silva, em 2017.

“Ao pesquisar sobre este movimento encantei-me pois é o que mais ‘prego’ nas minhas plataformas digitais”, explica-nos a criadora da marca. “A união entre a nossa comunidade está longe ser a melhor, para ter ideia estamos em último lugar entre todas as comunidades, a primeira é a japonesa que faz circular o dinheiro dentro da sua comunidade durante 28 dias, nós negros em um mês fazemos circular o dinheiro entre nós apenas por 7h.
Por isso, senti a necessidade de abordar mais sobre este movimento.
Então, nesta coleção inclui várias mulheres empreendedoras negras que precisam também de visibilidade”. A designer e estilista indica as marcas que integram este projeto como Celma Ribas Cosmetics, Intimismarki Beauty, Muala Acessórios, Npillih Vintage, Meio Chic, Kryol Arte, Mjr Photografer, Domiana Ruivo, entre outras.

Black Money Collection | Fénix
Black Money Collection | Fénix

Com o lançamento da Black Money Collection há também uma vertente social. “Nesta coleção também estou a oferecer as máscaras faciais de uso obrigatório aos nossos clientes, de forma a não só a ajudar a nossa comunidade como também a atual situação que estamos a enfrentar devido ao Covid-19”.

Margareth afirma ainda que esta nova coleção assinala uma transição na sua vida, enquanto pessoa e mulher negra. “A Fénix foi criada há cinco anos atrás e eu fui me reinventando mas esta coleção é aquela em que me sinto dona de mim, livre e leve. Por isso, as peças são bem egocêntricas , exatamente para mulheres autónomas e empoderadas.”

Fénix Black Money Collection
Black Money Collection | Fénix
Black Money Collection | Fénix

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.