Danykas DJ foi a convidada do nosso #BANTUFest do passado domingo, dia 10, onde ficámos a saber um pouco mais sobre os seus novos planos, nomeadamente o novo EP Dina de Brava, que acaba de ser lançado.

Este primeiro EP da disk jockey tem duas faixas, “Dina De Brava” e “Morna”, que reunem algumas referências à sua mãe, a pessoa que mais a inspira. Dina, a mãe de Danykas, é da Ilha de Brava, Cabo Verde, o que explica a origem do nome do projeto.

Para Danykas, Dina significa “alegria, entusiasmo, energia, jovialidade, simpatia, carinho e beleza humana”. E é isto tudo que a DJ tenta transmitir no EP. A mãe da artista é uma “explosão em pessoa, mas também é ‘Morna’, quando acende o seu cigarro, saboreia o seu café e contempla o céu na sua varanda.” E é isso mesmo que sentimos ao ouvir a música que dá nome ao EP. A sonoridade é vibrante e contagiante.

Por outro lado, “Morna”, a segunda faixa do EP, é uma “celebração aos domingos em família, com uma bela cachupa e uns copos da bebida que marca a presença em qualquer convívio cabo-verdiano, o grogue”.

O EP demorou um ano a ser finalizado e contou com o apoio fulcral de DJ Satelite, o mentor que a tem ajudado no processo de produção. Satelite e Danykas fazem parte da Seres Produções, label responsável pela edição do EP.

O mais recente trabalho de artista, já pode ser ouvido nas plataformas digitas, como um bilhete só de ida para a Ilha de origem de Danykas, a Brava.