Neste ranking semanal dos artigos mais lidos na BANTUMEN, destacamos a apresentação da colecção de Fénix Black Money Collection no primeiro lugar do pódio; seguido do novo vídeo da rapper angolana Kendrah; a alteração da lei da nacionalidade em Portugal; o filme angolano “Ar Condicionado” que tem participado em festivais internacionais e, por fim, a apresentação da nova data e alimhamento do festival Afro Nation em Portugal.

1- Fénix Black Money Collection, para fortalecer a comunidade

Já deves ter ouvido falar de iniciativas, principalmente nos Estados Unidos, que são desenvolvidas para empoderar negócios de empreendedores negros, como por exemplo o Buy Black. Em Portugal ainda não existe nada do género com alguma expressão, mas vão surgindo negócios que nos despertam para essa necessidade, de criarmos uma corrente de fortalecimento dos negócios detidos pela comunidade negra. É disso que trata a Black Money Collection de Fénix.

2- “Só Jajão”, o novo vídeo de Kendrah

“Só jajão” é o vídeo da rapper angolana Kendrah, disponibilizado no início do mês e que mostra uma Kendrah mais arrojada que o habitual.

Gravado em três cenários completamente diferentes, Kendrah explicou que além da gravação do vídeo ter sido cansativa e estressante, a música acabou por ser “uma das músicas mais rápidas a serem criadas”.

3- Filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano poderão vir a ser portugueses

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há um ano poderão vir a ser portugueses, se for aprovada uma alteração à lei da nacionalidade, em discussão no parlamento.

4- “Ar Condicionado”, filme angolano, com mais de 10 participações em festivais internacionais

Ar Condicionado, primeira longa-metragem de ficção realizada por Fradique e com produção da GERAÇÃO 80, teve a sua estreia mundial em janeiro de 2020 no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e já conta com pelo menos dez participações noutros festivais de renome internacional.

5- Afro Nation em Portugal só em 2021 e com novo “line up”

A segunda edição do Afro Nation Festival, um dos maiores festivais de música urbana afro da Europa, deveria acontecer este ano, mas a pandemia de covid-19 motivou o cancelamento do evento, bem como todos os festivais de verão em Portugal. Assim, a organização já anunciou novas datas, em 2021. Afro Nation regressa assim ao Algarve de 1 a 3 de julho com um alinhamento ainda mais rico do que o previsto para este ano.