O canal de televisão RTP África tem um novo programa que pretende colocar nos holofotes a excelência de profissionais negros. “O ‘Black Excellence Talk Series’ é um lugar de fala que destaca e amplifica as vozes de profissionais negras e negros dos quatro cantos do mundo”, podemos ler no site do canal.

O novo programa vai oferecer ao seu público uma série de conferências com oradores conceituados, que pretende “discutir questões ligadas a estas comunidades, de forma a contribuir para a reflexão de questões sociais, políticas e económicas, ajudando a alavancar e a distinguir ideias, projetos e personalidades, tantas vezes invisibilizadas apenas pela cor da pele ou pelo seu pensamento afro-centrado.”

O primeiro episódio, transmitido na terça-feira, 19, abordou temas como a falta de representatividade negra nos meios de comunicação e a repercussão dessa invisibilidade na construção do imaginário coletivo. Os convidados foram Nina Silva, fundadora do Black Money e do Black Bank e destacada da Forbes como uma das 30 mulheres mais poderosas do Brasil, Magda Burity da Silva, empreendedora e profissional de Comunicação, e Toty Sa’Med, músico, produtor e autor angolano.

Black Excellence Talk Series é conduzido pela empresária e ativista Myriam Taylor e, para já, devido ao coronavírus, o formato é gravado via Zoom, plataforma de videochamadas em grupo.

Quem não teve a possibilidade de assistir ao primeiro episódio, poderá fazê-lo no próximo sábado, às 19h.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.