Os artigos mais lidos desta semana começam com a notícia da descoberta do corpo de Mota Jr. Logo a seguir, temos o aniversário de cinco anos da BANTUMEN, o último trabalho de Lil Fox, o novo programa do canal RTP África e a nova música de Paulelson.

1 – CM avança que corpo de Mota Jr foi encontrado

O jornal Correio da Manhã, em formato online, avançou que o rapper Mota Jr foi encontrado, sem vida, esta segunda-feira 18, numa zona de mato em Sesimbra, arredores de Lisboa. Mota Jr foi dado como desaparecido pela família no dia 15 de março, depois do rapper ter se encontrado com, alegadamente, outros dois homens no hall de entrada do seu prédio, em São Marcos, na Linha de Sintra.

2 – 5 anos de BANTUMEN com #BANTUFest em tua casa

25 de maio. 2015. 5 anos de uma revista digital que nasceu para criar e partilhar referências no mundo da cultura urbana negra falante de português. Neste 2020, o objetivo era celebrar a data com um ciclo de mesas redondas, concertos e partilha de network, mas a covid-19 revelou-se inabalável. Obrigou-nos a mudar os planos e a assinalar a data de outra forma, que não envolvesse presença física, mas com a mesma glória.

Nasce assim o #BANTUFest, um evento online que pretende criar simbiose artística lusófona através do Instagram. O evento começou no dia 8 e culmina a 25 de maio, dia do aniversário da BANTUMEN e Dia de África.

3 – Será “Convictione” o último projecto de Lil Fox?

EP Convictione é o mais novo trabalho de Lil Fox e que possivelmente poderá marcar uma grande pausa na sua carreira como rapper ou até mesmo o seu fim. 

No latim clássico, a palavra convictione significa convicção e, para Fox, este é um projecto que reflete o estado que o rapper atravessa atualmente. “Desde o título do próprio projeto ao conteúdo lírico que trago em cada faixa, é possível notar o meu amadurecimento”, diz-nos o próprio.

4 – RTP África lança programa “Black Excellence – Talks Series”

O canal de televisão RTP África tem um novo programa que pretende colocar nos holofotes a excelência de profissionais negros. “O ‘Black Excellence Talk Series’ é um lugar de fala que destaca e amplifica as vozes de profissionais negras e negros dos quatro cantos do mundo”, podemos ler no site do canal. 

5 – Paulelson convida Uami Ndongadas e lança “Tó Fumado”

“Tô Fumado” é o novo single de Paulelson, com a participação de Uami Ndongadas, lançado recentemente nas plataformas habituais de streaming. O lançamento da música acabou por ser forçado, visto que dois blogs se anteciparam e divulgaram a música sem conhecimento do artista. O objetivo de fazer um “lançamento estrondoso” de Paulelson e da Latino Records foi assim por água abaixo.