Nathalie Melo, artista autodidata e bióloga cabo-verdiana, classificou-se em segundo lugar no concurso de Arte pelo Meio Ambiente, do Centro Regional Marinho da Universidade do Gana.

Com um conto infantil, A Tale of Earth and Sea (O conto da Terra e do Mar, em português) sobre a luta de jovens tartarugas marinhas pela sobrevivência, numa analogia entre os primeiros momentos de vida destes animais e de bebés humanos, Nathalie acredita que a melhor forma de fazer chegar a sua mensagem às massas é através da arte, criando uma maior ligação entre as pessoas e a natureza.

“É uma história paralela entre uma tartaruguinha e uma criança, que mostra os desafios que estes dois seres passam, na fase de crescimento. A ideia é mostrar, que afinal estamos todos conectados e que pequenas mudanças de atitude podem mudar mentalidade”, expõe a bióloga citada pelo Mindel Insite, acrescentando que esta “é uma forma de atrair crianças, por causa da importância de educar a geração futura, sem deixar de lado, obviamente as pessoas mais velhas”.

Nathalie Melo estudou Biologia na Universidade de Évora, Portugal, está a fazer um doutoramento na Universidade de Coimbra e trabalha na proteção das espécies nos Ilhéus de Santa Luzia, em Cabo Verde.

O concurso, que decorreu no âmbito do projeto Global Monitoring for Environment and Security & Africa (GMES & Africa), tem como objetivo central chamar a atenção para a responsabilidade ambiental.

Com um total de 34 inscrições e 22 participantes, a competição foi aberta a pessoas de todos os países costeiros da África Ocidental, como Benin, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade urbana lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.