Case Buyakah é um dos pioneiros do rap em Moçambique. Oriundo do bairro do Alto-Maé, em Maputo, este rapper tem uma extraordinária capacidade de descrever sentimentos e de os transformar em música. Além de rapper, Buyakah é um video maker reconhecido naquele país do pacífico.

A paixão pelo rap surgiu muito cedo, ainda na adolescência e teve como influências nomes como Onix, Ice Cube, Boss Ac, Eminem, entre outros.

Nos primeiros anos como rapper, Case Buyakah foi primeiramente conhecido sob os pseudónimos Lost Case e Black AME-C.

tem como hóbis jogar basket, assistir seriados e filmes, escutar música e seu prato favorito é Batata Frita com ovo.

Case Buyakah começou a fazer rap como artista independente em 2009, vendo a sua popularidade aumentar à medida que ia lançado trabalhos com outros grandes nomes do movimento moçambicano. Em 2012 lançou alguns singles de sucesso, como “Matreco”, “Bagunça Barulho”, “Companheiro”, “Vira Cara Remix” e “Gás”. Musicas estas que contaram com a participação de artistas como o grande, K9 (Dabo Boys), Rage (Cotonete Records), Téknik (Moneycomio), Cláudio Ismael e Hernâni da Silva.

Foi em 2015 que lançou o single “NDSNL”, produzido por FLY Beatz, e que veio cimentar o nome de Case Buyakah, tendo começado a ser ouvido além Moçambique.

Foi nesse mesmo ano que o rapper acabou por ver o seu trabalho reconhecido, ao ser nomeado para os Mozambique Music Awards, na categoria Artista Revelação.

Em 2016 houve outro “bum” para a carreira de Case Buyakah, com o lançamento da faixa “Tou na Via”, com a participação do astro comercial Bander. A música foi um sucesso comercial.

Case Buyakah foi também convidado por dois anos consecutivos no “Hypnotik”, um dos maiores festivais de hip-hop de África, que se realiza na Suazilândia, festival este que conta com as performances de grandes artistas intercontinentais.

Em 2017, Case lançou oficialmente o single “DAB”, onde exibe a sua mestria lírica em inglês.

A 6 de abril de 2018, Case Buyakah lançou o EP Ambicioso, com seis faixas, produzido por dois produtores, nomeadamente Lydasse e Vanny Beatz. O EP tem apenas uma participação, Hernâni Da Silva. Este projeto mostrou a maturidade e flexibilidade de Buyakah, que assumiu a responsabilidade de expor e colocar o “mundo aos seus pés”.

2019 foi o ano em que rapper esteve muito ativo na indústria da música. Começou por lançar o videoclipe da música revolucionária “Velhos Tempos”, onde descreve a dificuldade de jovens que cresceram sem um pai presente em casa. O víde, que mereceu avaliações positivas da crítica, foi dirigido por si mesmo, através da sua empresa de audio-visuais Case Graphics.

No dia 29 de junho de 2019 aconteceu a sua primeira prova de fogo. Case Buyakah lotou o espaço Gil Vicente com um primeiro show em nome próprio. Também subiram ao palco artistas de grande valor para a cena musical moçambicana, como Ubakka, Roley, Kloro, Allan, entre outros.

Outro single de vanguarda nos registros de case Buyakah e que impressionou os amantes do rap em Moçambique foi “Nao é Pra Miúdos”, que contou com a participação de JayArghh. A produção esteve mais uma vez a cargo de Lydasse GMT.

Case, por causa da sua versatilidade e mestria no canto, foi e tem sido muito solicitado para contribuir em músicas de outros artistas, como o cantor de R&B Mark Exodus, a poderosa dupla 10 Mandamentos (Bander & Dygo Boy), o internacionalmente conhecido DJ Faya e um dos artistas mais influentes do país Kamane Kamas.

Numa nota diferente e uma voz poderosa e envolvente, Case Buyakah já percorreu as escolas de Maputo com o objetivo de inspirar e motivar os jovens, não apenas através da sua música, mas pelos seus discursos.

O artista assumiu a responsabilidade de falar corajosamente sobre temas controversos, como a depressão, drogas e álcool, não apenas pessoalmente mas também através das redes sociais.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.