Acontece este fim de semana a transmissão internacional dos BET Awards, uma cerimónia para premiar afro-americanos e outras minorias em vários campos do entretenimento. A francesa Assa Traoré receberá uma distinção pelo seu ativismo contra o racismo e a violência policial.

A irmã de Adama Traoré, um jovem negro que morreu em julho de 2016 na mãos da polícia, vai receber o BET International Global Good Award, criado pelo canal BET (Black Television Entertainment).

É um prémio que reconhece “figuras públicas que usam a sua plataforma para responsabilidade social e bondade enquanto demonstram um compromisso com o bem-estar da comunidade negra global”, como aponta a revista norte-americana The Hollywood Reporter.

Assa Traoré junta-se assim à lista de vencedores do troféu como o artista Akon e o ativista britânico Chakabars.

“Um reconhecimento de quatro anos de luta”

Assa Traoré tem lutado para descobrir a verdade sobre a morte do seu irmão Adama enquanto estava sob custódia policial. Responsabilizando a polícia, o seu movimento “Justiça pelo Adama”, que tem levado milhares de pessoas às ruas do país em protesto, tornou-se num símbolo da luta contra a violência e o racismo policial em França.

A ativista acredita que este prémio “é um reconhecimento de quatro anos de luta”.

“Este prémio é um incentivo para o futuro. O nome do meu irmão mais novo, Adama Traoré, tornou-se o de uma luta, a dos nossos direitos. Este prémio vai torná-lo ainda mais forte. Obrigado BET por este prémio internacional e por esse reconhecimento que dá voz às nossas vozes”, explica Assa Traoré na descrição de uma publicação no Instagram.

A cerimónia dos BET Awards, acontece no domingo à noite, 28 de junho, nos Estados Unidos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.