Abriu-se mais uma porta no fundo do túnel para os artistas africanos radicados na diáspora. A For Arts Sake (FAS) é uma plataforma de curadoria, que pretende apoiar a expansão das carreiras dos artistas africanos na sua diáspora, através de um diálogo entre novas abordagens e artistas reconhecidos de vários países do continente.

Com uma equipa formada por experts nas diferentes áreas das artes visuais, a For Art Sake é dirigida por Bruno Leitão, curador-chefe, Mariana Champalimaud, membro do Conselho de Administração, e Sofia Costa Freire, assessora executiva do Conselho de Administração.

“A FAS deseja melhorar os sistemas de arte a nível local, criando condições para impulsionar as vozes destas nações, incentivando talentos através da curadoria. É nossa ambição estabelecer uma agenda potenciadora da Arte em cenários tão dinâmicos como Angola, Congo ou Moçambique. Na FAS, acreditamos que colecionar significa mais do que adquirir; apoiamos projetos, curadores e artistas”, pode-se ler no site do projeto.

No seu repertório, a For Arts Sake já conta com o lançamento da obra “Taxidermia do Futuro”, inaugurada no dia 5 de dezembro de 2019, no Museu de História Natural (Angola).

 “Taxidermia do Futuro” foi o título de uma mostra colectiva de artes, que juntou obras dos artistas Kiluanji Kia Henda, Grada Kilomba, Mónica de Miranda, Januário Jano, Alida Rodrigues, Keyezua, Teresa Firmino e Helena Uambembe.

Considerando o atual contexto que o mundo atravessa, foi criada pela For Art Sake, um programa de apoio aos artistas cujas práticas e pesquisas foram afetadas pelas consequências da pandemia.

Esse programa, denominado PACA, consistia no desenvolvimento de um concurso a dez bolsas , cada uma com um orçamento equivalente a mil euros. O sorteio, anunciado a 20 de maio, durou até ao dia 30 de junho.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.