Voltámos à rotina do dia a dia. O confinamento está mais aligeirado, a maioria de nós já está a trabalhar a tempo inteiro fora de casa e os relacionamentos voltam a passar por uma nova adaptação. São necessários ajustes e muito amor para não sucumbir.

Tanto temos lido sobre o facto de 2020 estar a ser um ano emocionalmente desgastante e exigente do ponto de vista das relações interpessoais. Passamos mais tempo do que o normal juntos e as rotinas de um são as rotinas de outro, a vida em comum nunca foi tão comum.

Passámos do 8 para o 80, no caso de quem passou a quarentena com a sua cara metade e agora está de volta à base, e as vidas seguem em separado.

É fantástico voltar a ter rotinas, voltar a socializar, voltar a ter ordenados inteiros e sem adaptações. As responsabilidades individuais de cada um na relação são um grande trunfo para a mesma. É importante ter planos e projetos a dois mas é fulcral que cada um tenha os seus próprios sonhos e objetivos traçados. Pelo caminho, muitos se tornarão comuns e outros tantos nascerão.

Mais uma vez, as relações são postas à prova e a nossa resposta deve ser a do zelo, a do alimentar a chama, saber criar e fomentar momentos especiais no meio do caos, do cansaço, da rotina e das obrigações. E não é preciso ser nada em grande escala (não estando excluída essa opção, obviamente), basta um pequeno gesto que mostre que nos lembramos, que nos preocupamos e sobretudo que estamos lá para o que der e vier.

Preparar um lanche, planear uma escapadela a dois, mesmo que não implique um fim de semana, pode ser apenas um fim de tarde diferente ou um pequeno bilhete surpresa deixado num lugar inesperado (esta já experimentei e correu muito bem). Há tanta forma de surpreender e de mimar quem mais amamos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.