O 14.° episódio do BANTUMENPodcast tem como convidado Vita Malonga, um angolano, no vigor dos seus trinta anos, empreendedor no ramo imobiliário, mentor e consultor financeiro.

Vita é o criador do projeto Black Owned Business Portugal, uma plataforma que faz um rastreamento de negócios e serviços detidos por empreendedores negros, conforme a localização do utilizador da app.

A geração que está agora entre os 30 e os 40 anos cresceu com o mindset que ter sucesso seria viver os seus dias, de segunda a sexta-feira, vestido de fato e gravata num qualquer escritório de uma multinacional de renome, ganhar um bom salário, comprar um bom carro e uma casa. Hoje em dia, a Internet e o acesso fácil à informação transformaram essa concepção de sucesso numa ideia obsuleta, tal como nos confirma o jovem empresário: “Hoje, os homens ricos já não são [só] os de fato e gravata.”

“O meu objetivo sempre foi ser livre”, explica-nos Vita. Até há sete anos, o empreededor trabalhou para várias empresas internacionais no ramo financeiro, em Portugal e Angola, mas a necessidade de se libertar dos códigos do mundo empresarial convencional fez sempre parte da sua checklist de objetivos a curto prazo.

“Sempre soube que aquilo não era para mim. No contexto português, ganhava uma pequena fortuna mas não era aquilo que queria para mim… Não é fácil, não chegas e despedes-te.” É preciso estabeler objetivos, trabalhar para os atingir e conseguir a “liberdade”.

Atualmente, além de estar focado no ramo imobiliário, Vita quer ver crescer a rede de empreendedores negros em Portugal, com o apoio da sua plataforma Black Owned Business Portugal, cuja app está em fase de desenvolvimento.

“Nós não nos conhecemos. É preciso aumentar a nossa rede de contatos”, explica, sublinhado que esse networking é fundamental para a dessiminação de informação e apoios, até então quase exclusivos a uma franja da sociedade.

No podcast, conduzido por Eddie Pipocas, Vita falou ainda sobre a necessidade de se criar uma liderança da comunidade afrodescendente em Portugal, como observa o contexto atual de transformação social em relação ao racismo e quais os seus próximos passos dentro do empreendedorimso, que incluem a criação de uma incobadora de negócios.

Ouve o podcast nos perfis de SoundCloud, iTunes ou Spotify da BANTUMEN.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.