O ator Idris Elba vai receber uma das maiores honras dos pémios Bafta ainda este mês, o Bafta Special Award for Television. A estrela inglesa vai assim ser reconhecida pela sua arte e por defender a diversidade e novos talentos.

Idris, que interpreta as personagens principais de séries como “Luther” e “The Wire” receberá o prémio durante a cerimónia virtual a acontecer no dia 31 de julho.

Elba disse que este é “um grande privilégio” e que sempre foi a sua “missão” dar oportunidades a talentos emergentes. “Tem sido uma missão minha proporcionar oportunidades e acesso a talentos emergentes de diversas origens neste setor, que é a mesma oportunidade que recebi há muitos ano”, disse Elba.

Os vencedores anteriores do prémio especial de televisão incluem Clare Balding, Cilla Black, Sir Lenny Henry e o comentador John Motson.

“Agradeço aos Bafta por me reconhecerem e a outros que se dedicam à mesma causa, pois todos esses são passos necessários para ajudar a mudar a conscientização e a compreensão da diferença de diversidade no entretenimento”.

Elba ganhou destaque ao interpretar Stringer Bell em “The Wire”, em 2002.

Em 2013, o ator fundou a produtora Green Door Pictures, com foco na inclusão e na descoberta de novos talentos no cinema.

Filho de imigrantes africanos, Elba foi criado no leste de Londres. Com uma bolsa do Prince’s Trust conseguiu um lugar no National Youth Music Theatre.

No ano passado, Elba reincarnou no papel de Luther enquanto participa em “In Long Run”, a série semi-autobiográfica que o próprio criou. A terceira temporada estreia-se esta quinta-feira no canal Sky.