Quem tem filhos pequenos sabe o quão difícil é encontrar conteúdo representativo das origens das suas crianças nas plataformas de vídeo online. No YouTube, por exemplo, vemos desfilar centenas de canais e youtubers infantis, mas uma (muito) pequena percentagem é afrodescendente, o que ecoa na falta de representatividade étnica no conteúdo disponível.

Com o objetivo de combater esta lacuna, o músico e ator Eric Daro lançou o projeto “Ragui & Bagui”, uma série de animação didática que quer “celebrar África e sonhar Guiné-Bissau”.

Ragui e Bagui são as personagens centrais do projeto, um menino e uma menina, que ensinam através de melodias como se evita, por exemplo, a propagação do coronavírus ou as vogais do alfabeto.

“‘Ragui & Bagui’ é um projeto infantil que visa a criação de conteúdos didáticos, músicas e animações para as crianças, sobretudo as da Guiné-Bissau. O projeto foi sonhado e criado pelo jovem músico, mas a sua materialização está a ser possível graças aos seus “companheiros de luta, os sonhadores” como Eric Daro indica nas suas redes sociais.

Com estreia no dia 1 de junho, o projeto já vai no segundo episódio e conta com duas centenas de subscritores no YouTube.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.