O confinamento foi uma das duras etapas que tivemos de ultrapassar durante a pandemia do coronavírus, mas foi também uma fase muita produção artística, cujos frutos estamos a colher agora. O EP Dias de Treino Vol.4, de Verbal Uzula, é uma dessas colheitas.

Com uma ficha técnica bastante leve e familiar, Dias de Treino faz parte de uma série de EPs que Verbal Uzula tem lançado desde 2006, em intervalos de álbuns, e que já vai na quarta edição.

À semelhança dos dois últimos projetos, os instrumentais são de um único produtor e, desta vez, o escolhido foi Leonardo Wawuti.

É uma viagem sonora, que como é habitual do artista, estimula a reflexão sobre vários temas e é composto de ritmos para todos os gostos. 

O EP conta com a participação vocal de Leonardo Wawuti  e Damani Van Dunem e está disponível para escuta e aquisição nas plataformas de streaming habituais. A edição ficou a cargo da Marron Muzik & Okwami.

Verbal pisou um palco pela primeira vez em Lisboa, onde viveu de 1997 a 2009, “para rimar 16 versos”. Foi ganhando maturidade em colaborações com outros artistas e em 2001 participou no disco Ondjango.

No ano seguinte começou a trabalhar com PM. Em 2005 lançou o seu primeiro disco, Viagem Verbal, que em 2006 valeu-lhe uma nomeação nos prémios MTV em Portugal.

Sete trabalhos depois (entre EPs e mixtapes), Verbal integra o projeto Okwami. Além de rapper, Verbal Uzula também é arquiteto, profissão que exerce a par da música.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.