O cabelo crespo está vinculado a arte, tradição e história. E se no mundo contemporâneo a sua reputação atravessou um longo período de vergonha e negação, o que vivemos atualmente é de afirmação. É com essa perspetiva que o fotógrafo angolano Matamba António, mais conhecido nas lides profissionais por Wilson Photographer, desenvolveu uma produção de exultação do cabelo crespo.

“Queria fazer uma sessão que valorizasse o cabelo crespo, que é lindo de todas as formas”, explicou-nos o fotógrafo.

O ensaio fotográfico consistiu em captar duas modelos com afros sumptuosos, num conceito de “resgate da cultura e a valorização do preto, que vem junto com a sua estética e um dos pontos mais relevantes nessa relação são os cabelos. Falar sobre cabelo crespo é, com certeza, passar por aspectos sociais, culturais e políticos da história do povo negro no mundo todo”.

Matamba António fotografa há vários anos, tendo passado pela sua objetiva grande parte das personalidades do show bizz angolano.

O fotógrafo chegou inclusivé a criar uma produção editorial para a BANTUMEN, com Serafina Sanches, em 2016, que podes ver abaixo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.