“Black Girls Are Queens” é a nova série fotográfica criada por Katio Oliveira e Wilson Photographer.

Em alusão ao Dia da Mulher Africana, os fotógrafos angolanos Katio Oliveira e Wilson Photographer (Matamba António) lançaram nas redes sociais a campanha “Black Girls Are Queens”, que exibe uma mistura entre a beleza da mulher africana e as cores dos tecidos típicos do continente.

Segundo Katio, “Black Girls Are Queens” é um projeto que quer relevar a necessidade de se elevar a identidade e auto-estima da mulher africana, desconstruindo a narrativa secular predominante até agora.

A ideia surgiu dia 23 de julho quando os “veteranos dos cliques” estiveram em conversa no estúdio, e pelo aproximar da efeméride. Ambos decidiram fazer algo para que o dia “não passasse em branco”.

“O Wilson é um irmão e já nos conhecemos há bué tempo. Já havíamos manifestado o desejo de fazermos um projecto juntos e ainda bem que surgiu a oportunidade. A nossa parceria foi de tal modo boa que já estamos a criar outros”, disse Katio Oliveira.

Tendo muito pouco tempo para realizar o projeto, desprezando qualquer tipo de obstáculo, ambos trabalharam com os recursos que tinham em seu alcance, acrescentando que as modelos também tiveram papeis importantes desde desenvolvimento do projeto à sua conclusão total.

Katio também disse que a seleção das modelos foi pensada toda entre ambos, além da montagem de luz, makeup art até aos detalhes dos acessórios que “eram delas (modelos) e os panos da mãe do Wilson”.

Luisa Germana, Timira Santos, Ana Muanza, Zenilda Bonito, Makiesse Inácio e Nuria Bulo, foram as seis mulheres escolhidas pelos fotógrafos Katio e Wilson para darem vida à campanha fotográfica.

O processo de fotografia foi feito numa quarta-feira e durou seis horas, tendo começado às 18:00 e terminado à meia noite, e o processo de edição teve início às 17 horas do dia 30 de julho e terminou às 8 da manhã do dia 31.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Carrego a cultura kimbundu nas veias. A minha angolanidade está presente a cada palavra proferida. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O meu mantra é "o conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, portanto, não seja recluso da ignorância".