Aos 22 anos o angolano Yussuf Tati fundou a TV Belas, uma emissora via streaming que aposta em jovens talentosos e que tem como objetivo estar no ranking dos melhores órgãos de comunicação social em Angola.

Yussuf conta que a ideia de criar um canal de televisão surgiu num momento difícil da sua vida. No dia em que deveria apresentar-se numa estação de televisão, acontecera o enterro do seu pai. O empreendedor teve de escolher entre o novo emprego e estar presente num dos momentos mais marcantes da sua vida. A escolha, por motivos óbvios não foi difícil e Yussuf acabou por perder o emprego. Foi daí que decidiu idealizar o seu próprio projeto de TV para poder homenagear o seu pai.

Para o fundador e director da Tv Belas, a qualidade da Comunicação Social em Angola está a crescer. Embora de forma gradual, está num bom caminho e acredita que dentro de dez anos estará a nível dos países mais desenvolvidos do mundo. Além de que, com o apoio das redes sociais esse crescimento tem sido mais rápido e acessível.

Feliz com o trabalho que tem feito, Yussuf Tati, agora com 28 anos, diz que todo o esforço empregue neste projeto nada tem a ver com motivação financeira, mas com a perspectiva de poder ajudar jovens a realizarem sonhos no ramo da Comunicação Social. “Felizmente, este é o lado que mais me deixa satisfeito, sabendo que jovens como eu e, acima de tudo, angolanos, encontram na TV Belas a oportunidade de aprender e realizar sonhos que achavam impossíveis’’, partilhou.

Entre as várias finalidades, a Belas não é somente uma emissora de TV, possuí também um centro profissional que tem sido uma alternativa mais barata, por vezes gratuita, para os jovens que não podem pagar as despesas de um curso técnico ou universitário de comunicação social. O projeto já formou mais de 300 jornalistas e técnicos de comunicação social em oito anos.

Com foco no futuro, Yussuf Tati quer ainda lançar um jornal físico, uma rádio e poder colocar a sua empresa entre as melhores do país.

Face aos novos desafios do mercado, Yussuf Tati deixam um recado a todos aqueles que querem entrar para o mundo do empreendedorismo: “Antes de tudo, devemos gostar aquilo que queremos fazer e depois ter metas bem alinhadas, muita criatividade e, como um bom empreendedor, olhar para o mercado em que estamos. É preciso trabalhar com pessoas e não ser chefe. É preciso ser colega e líder de todos os envolvidos para criação do sucesso’’.

A TV Belas é um canal de televisão online que opera e produz conteúdo para o mercado online de jornalismo e entretenimento em Angola.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.