Dino d’Santiago levou “Morna” ao Colors

A Morna de Cabo Verde chegou a um dos programas de música urbana online mais prestigiados da atualidade, o alemão Colors. “Morna” é o título inédito interpretado por Dino d’Santiago, num tom melancólico e em homenagem aos crioulos e à mudança necessária a nível social global.

Para a sua atuação, Dino d’Santiago apresenta-nos uma abordagem contemporânea da Morna, o género tradicional de Cabo Verde popularizado por Cesária Évora. “Abrindo com vocais cativantes que curam e confortam instantaneamente, a faixa progride à medida que mais camadas de instrumentação são adicionadas à mistura”, pode-se ler na descrição do vídeo publicado no canal de YouTube da Colors.

Com uma mistura que combina os sons tradicionais cabo-verdianos com influências da eletrónica contemporânea, a música vai integrar uma versão Deluxe do álbum Kriola.

Nhos dam um morna pam tadja kel dor, nes mar di vida sem dor, dum kriolo sem tchon. Nu djunta mon pa mudança. Dja txiga di fastentura. Sem djobi pa lado djes fla. Disimola nos ê um so.

Na letra, toda em crioulo, ouvimos Dino apelar à necessidade de nos juntarmos para criar mudança, pois, no fim das contas, somos um só.

De recordar que Dino é o segundo artista de origem cabo-verdiana a participar no Colors Show. No fim do mês de agosto de 2019, Mayra Andrade apresentou-nos “Tan Talakatan”, do álbum Manga, numa versão mais rítmica, mais eletrónica e com um toque de autotune.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.