A ideiaLab, empresa moçambicana que serve de incubadora e aceleradora de startups, destacou-se no meio de 22 mil candidaturas ao Africa’s Business Heroes (ABH) e será a única instituição a falar português a fazer parte da iniciativa.

A competição criada em 2019 pela Jack Ma Foundation é uma iniciativa organizada pela Africa Netpreneur Prize Iniciative, o principal programa do filantrópico e fundador da gigante Alibaba Jack Ma em África.

O objetivo deste programa é identificar, dar apoio e inspirar uma geração de empreendedores africanos que pretendem fazer a diferença na sua comunidade. Acima de tudo, esta distinção quer identificar organizações que promovam a criação de soluções para os problemas mais urgentes, tendo sempre como base a construção de uma economia sustentável e inclusiva.

Dos 50 finalistas, estão 21 países representados, 50% das empresas escolhidas são lideradas por mulheres e a idade média dos fundadores é de 37 anos.

“Estamos muito honrados e felizes com esta distinção. Fazer parte dos finalistas do Prémio do Africa’s Business Heroes é sinal do reconhecimento do nosso árduo trabalho. Somos a única empresa a falar português a fazer parte desta selecção e isso só valida a qualidade do nosso trabalho e da nossa competência. Estamos há 10 anos a trabalhar para catalisar o ecossistema empreendedor e só o temos conseguido por causa dos empreendedores e dos parceiros com que trabalhamos diariamente. Moçambique está no mapa do empreendedorismo mundial pelas melhores razões e este prémio dá-nos mais ânimo para continuar a trabalhar”, partilhou Sara Fakir, co-fundadora da ideiaLab.

A final irá decorrer na capital etíope, Addis Ababa, em meados de novembro ou dezembro e o formato do evento estará condicionado pela situação da pandemia do COVID-19.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.