É sabido que a bibliografia em português dedicada ao conhecimento da cultura afrodescendente é rara ou de difícil acesso. Não porque não existam livros publicados mas, sobretudo, porque estes são desvalorizados.

A miscegenação da cultura portuguesa leva, não só, mas por isso mesmo, a contemplar nas suas plataformas culturais e educativas a presença da história africana, mesmo que de forma subliminar ou desacreditada.

Estamos habituados e não é novidade nenhuma a encontrar alusões a África nos livros de História, sempre e só numa vertente esclavagista, colonizadora e redutora da civilização africana como se esse fosse o único capítulo possível de ser escrito sobre o povo africano.

E se focarmos neste tema numa perspetiva educacional infantil, o fosso é ainda maior. Do outro lado do oceano Atlântico, nos Estados Unidos da América, há dois livros da autora Vashti Harrison cujo interesse é dar relevo a personalidades negras que se destacaram pela positiva em diversas áreas profissionais.

Ambos os livros estão intitulados de “Little Leaders” (‘Bold Women in Black History’, dedicado a dar a conhecer notáveis mulheres negras e o outro ‘Exceptional Men in Black History’ dedicado a dar a conhecer notáveis homens negros).

Nos mesmos é possível ficarmos a conhecer histórias particulares de negros que desempenharam papéis de relevo na nossa sociedade, com destaque para a área da Ciência, da Jurisdição, da Arte, da Política e diversas outras, tanto no plano feminino como no masculino.

A autora fala de mais 40 exemplos de homens e mulheres negros pioneiros, visionários e inspiradores que podem e devem ser dados a conhecer desde tenra idade e estes, tratando-se de livros infantis, contam com uma rica e cativante ilustração para que também sejam de fácil conexão com os nossos pequenos leitores. A primeira edição de “little Leaders” data de 2017.

Vashti Harrison é uma escritora, ilustrado e cineasta negra, nascida nos Estados Unidos da América, cujo trabalho vem da herança e do folclore do Caribe e já foi distinguida pela NAACP Images Award pelo Melhor Livro Infantil. O livro está apenas traduzido em inglês e está disponível nas livrarias portuguesas apenas por encomenda.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.