Uma característica comum de muitos rappers de sucesso é a habilidade de fazer freestyle. Segundo o RapTV, a arte do freestyling é uma técnica de improvisação que normalmente é feita com uma batida musical. Os rappers tendem a usar o estilo livre durante apresentações musicais ou batalhas de rap.

Um ótimo exemplo de um rapper que dominou a arte do freestyling é Eminem. Ele é conhecido por começar o freestyling na hora em shows de prémios de música e as multidões ficarem maravilhadas com o quão rápido e certeiras as suas palavras são.

A melhor coisa sobre a música rap é que há um domínio quase livre sobre o que as suas letras podem ser – e nem sempre isso tem que fazer sentido. É basicamente como um poema que é cantado, e não há problema em deixar a maioria das letras um mistério para os ouvintes tentarem descodificar mais tarde. Freestyling é a mesma coisa, exceto que normalmente é parte de uma conversa maior.

Então, para aqueles rappers que desejam aprimorar as suas habilidades de freestyle, aqui estão cinco segredos dos profissionais.

  1. Melhora o vocabulário

Quanto mais palavras souberes, mais fácil será criar rimas. Mesmo dedicar dez minutos do teu dia para estudar duas ou três palavras resultará em um progresso instantâneo de como montas um freestyle. Frequentemente, durante o estilo livre, só tens alguns segundos para acertar as palavras, então cabe-te a ti tornares-te num mestre das palavras para que também possas tornar-te num mestre do freestyling.

  1. Desafia-te com “geradores de rima”

Graças à tecnologia e ao maravilhoso mundo da Internet, vários sites geram rimas automaticamente. Esta é uma ótima ferramenta para se desafiar. Cria uma rima e vê se consegues encontrar uma maneira de incorporar essas letras no seu próprio rap. Também é uma ótima maneira de melhorar o teu vocabulário e construir um arsenal de letras de estilo livre que podes “sacar” a qualquer momento. Novamente, quanto mais praticares, melhor serás.

  1. Prepara-te quando e onde puderes

Sério. Quanto mais preparado estiveres, melhores serão os teus freestyles. Não esperes simplesmente apareceres numa batalha e seres capaz de inventar tudo na hora. Claro, vais precisar de fazer alguma improvisação no local, mas saber que poder confiar no que também já praticaste vai fazer sua toda a diferença. Isso significa que deves tomar notas de todas as linhas de estilo livre que criaste e que gostas. Conhece-as. Memoriza-as. Pratica-as. E quando chegar a hora de usá-las, vais arrasar.

  1. Pega numa frase ou palavra útil

Os freestyles muitas vezes acontecem num ritmo muito rápido e às vezes os nossos cérebros lutam para acompanhar. Se tiveres uma frase ou palavra neutra, podes ganhar mais tempo para continuar com o teu estilo livre. Essa frase ou palavra tem de ser esclusiva e algo que faça sentido para uma ampla gama de tópicos. Acredita, esta técnica pode ser um salva-vidas.

  1. Grava o teu freestyle

Esta é uma das melhores dicas para qualquer tipo de arte. Gravar-se a si mesmo e depois reproduzir é uma ótima maneira de entender onde estão os pontos fortes e fracos como freestyler. Há sempre espaço para melhorias com o freestyling e frequentemente somos os nossos melhores críticos e treinadores. Entender como te identificas com os outros é um passo importante para saber como derrotar o teu oponente e assumir o controlo da multidão.