Fortnite Mobile foi retirado da App Store, loja de aplicativos (iOS), nesta quinta-feira, 13. Parece que a empresa de Cupertino não gostou da app ter desenvolvido um sistema próprio de pagamentos.

O download foi barrado pela Apple após a desenvolvedora Epic Games inserir sua própria forma de pagamento no jogo, antes mesmo de ser revisado ou aprovado pela Apple.

A Apple afirma, em comunicado, que a Epic concordou com as regras da App Store em primeiro lugar, o que permitiu a disponibilização de Fortnite na plataforma.

Com esta atitude, a Apple entendeu que a Epic Games estaria passando por cima dos serviços já estabelecidos e oferecidos pela empresa de Tim Cook, para além de ter conseguido contornar a taxa obrigatória de 30% exigida pela empresa para todos os desenvolvedores de apps.

A empresa não revelou ainda por quanto tempo este banimento poderá durar.

De acordo com a fabricante, esta prática vai contra as regras da loja, que prevê que qualquer aplicativo digital precisa usar o próprio sistema de pagamento da Apple e ainda passar 30% dos lucros.

Com a nova opção, a desenvolvedora estaria com todo o lucro provindo de transações.

Desta feita, a Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em jeito de retaliação, com esta medida, a Apple bloqueou Fortnite de aproximadamente um bilhão de dispositivos.

Em reposta, a desenvolvedora Epic Game acusa a Apple de ter o monopólio no que toca a pagamentos dentro das apps vendidas na App Store do iOS, fazendo com que os developers concordem com a impossibilidade de oferecer outros meios de pagamento aos seus utilizadores, como acontece, por exemplo, no sistema operativo macOS.

A Epic vai mais longe e diz que a Apple sendo o intermediário entre consumidores e criadores, mas também sendo a única entidade que processa os pagamentos de vendas in-app, tem o poder de cobrar uma taxa “exorbitante” de 30% de todas as compras feitas in-app.

Este episódio acontece no momento em que existe um grande consumo no mercado de games, com a Epic Games avaliada em mais de 17 bilhões de dólares em agosto de 2020.

O Fortnite é um dos símbolos desse sucesso, depois de faturar 1 bilhão de dólares em 10 meses em 2018, mesmo sendo um jogo gratuito.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.