808DNA é o nome artístico de Hélio Clemente Cuve, um artista, produtor e engenheiro de som, com um talento que promete surpreender quem ainda não teve a oportunidade de o ouvir. O que melhor o carateriza é o seu rnb alternativo e “temperamental”.

Os artistas, na plena concepção da palavra, preferem não ser rotulados ou identificados a um estilo de forma exclusiva, por forma a não limitarem o alcance dos seus trabalhos e nem a expetativa sobre o que podem ou não oferecer ao seu público. 808DNA nunca se deixou intimidar pelo possível rótulo ao rnb e tem deixado o tempo mostrar e cimentar a sua versatilidade neste campo.

Originário de Maputo, o artista lançou o seu primeiro álbum a solo, #NovaTemporada, em 2014, que acabou por receber um bom feedback do público e crítica nacional como internacional.

Na altura, a sua fama de bom produtor acabou por se espalhar, enquanto trabalhava com o estúdio TrackRecords, na capital de Moçambique. Foi ali que o artista produziu, mixou e dirigiu para dezenas de artistas nacionais e internacionais.

Conhecido por ser um geek e um mestre do design de som e engenharia, 808DNA fez uma pausa na música para rumar para a Europa e mais tarde para a América do Norte para se concentrar na sua carreira científica como neurocientista. Entretanto, foi na Universidade de Oxford (Reino Unido) onde se doutorou na área.

Todo este cruzamento destas experiências de vida e áreas de trabalho absolutamente diferentes entre si, aliado ao seu conhecimento dentro da produção, proporcionaram a possibilidade de 808DNA criar música com uma sonoridade muito única, “experimental, sombria e intoxicante”, como o próprio define. É nessa sequência que surgem novos projetos como o EP EntropyLoop, a ser lançado já em setembro e cujo single “EIPM” já está disponível online.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.