A Cabo Verde Digital está atualmente à procura de profissionais com origens no arquipélago e que querem contribuir para o crescimento do ecossistema tecnlológico do país.

O projeto é uma iniciativa do governo cabo-verdiano e que tem a missão de ativar e fazer a governança do Ecossistema de Empreendedorismo de base tecnológica (Tech Startup Innovation Ecossystem) no país, estabelecendo plataformas de inovação dominantes, capazes de assegurar a sua permanência a longo prazo no mercado, manter a competitividade, a criação de emprego e de valor económico.

Sob a supervisão do Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, a Cabo Verde Digital está assim a recrutar, a nível mundial, “mentes brilhantes”, pois é “tempo de regressar a casa”, como podemos ler no comunicado enviado à BANTUMEN.

“És cabo-verdiano ou tens família Cabo-verdiana e queres contribuir para criar um futuro digital de sucesso para Cabo Verde? Procuramos guerreiros talentosos e empenhados para impulsionar a inovação e apoiar o ecossistema de Cabo Verde para Startups de tecnologia”, informa o mesmo documento.

Para os interessados na proposta, é apenas necessário preencher um formulário, aqui. O objetivo é sobretudo captar gestores de aceleração de negócios, produtores de conteúdo criativo, líderes de envolvimento da comunidade e estrategas de marca e design de interfaces do utilizador.

Ulisses Correia, primeiro-ministro de Cabo Verde, assinalou em 2019, durante a apresentação da Cabo Verde Digital, em Portugal, a importância da economia digital para o país e assegurou que Cabo Verde tem “todas as condições” para assumir esse desafio.

“A economia digital é uma grande aposta do Governo cabo-verdiano, porque nós temos todas as condições”, disse Correia e Silva, reforçando que Cabo Verde tem “talentos e um sistema que se está a preparar, que vai do sistema educativo, ao ecossistema financiamento, passando pelo apoio ao empreendedorismo e a estabilidade”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.