Há algum tempo que Cabo Verde está a travar uma batalha para revolucionar o ecossistema financeiro do país através do desenvolvimento do tecido tecnológico e empreendedor nacional.

Segundo um levantamento feito pelo LinkdIn, no início do ano, entre as 13 profissões apontadas como as mais promissoras no futuro, dez exigem conhecimentos em linguagens de programação. É neste contexto que Cabo Verde comemora, este ano, o Dia Internacional do Código num evento global e completamente virtual, no dia 14 de setembro.

Programa Dia Internacional do Código
Programa Dia Internacional do Código

O desafio foi lançado pela Secretaria de Estado de Inovação e Formação Profissional, a ser operacionalizado este ano através do evento IBM Z Day e em parceria com a Cabo Verde Digital, a WebLab, o Ministério da Educação, as Universidades, entre outros organismos.

O IBM Z Day é uma conferência virtual de um dia, aberta e gratuita, que conta com a participação de mais de 50 especialistas do mundo das tecnologias, para falar das tendências e inovações do setor.

A iniciativa tem como target jovens estudantes e toda a comunidade académica, com propósito de reforçar o conhecimento em algoritmo e programação, fomentar o espírito empreendedor e ensinar as habilidades básicas necessárias para se preparar os jovens para o futuro do mercado de trabalho.

O evento contará com uma sessão especialmente programada para a comunidade em Cabo Verde, que irá proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva, através de uma aula de algoritmo e programação LIVE com o músico e embaixador da Cabo Verde Digital, Dino de Santiago e a cantora Josslyn.

Regista-se ainda a participação de Pedro Lopes, Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, sendo um dos oradores a se dirigir a uma audiência global de mais de 3.500  participantes e promover as ações que Cabo Verde tem feito neste domínio.

As inscrições para o evento podem ser efetuadas através do link ibm.biz/ibmzday.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.