O cantor sul-africano Master KG fez história ao tornar-se no primeiro artista africano a liderar o Shazam Global Chart, com o hit “Jerusalema”.

“Jerusalema” é um feat com Nomcebo Zikode e é atualmente a música mais pesquisada no mundo, de acordo com o aplicativo propriedade da Apple Inc. Além desse feito, o autor da canção, Master KG, passa assim a ser o primeiro africano a alcançar o lugar cimeiro do ranking do Shazam.

Antes de chegar ao primeiro lugar, a música esteve no ranking durante 18 semanas e agora é a mais “shazamada” do mundo.

O tema foi lançado em 2018, tendo o videoclipe sido disponibilizado em 2019. Nessa altura, Master KG estava longe de imaginar o sucesso que a música acabou por ter a nível internacional. “Jerusalema” chegou a integrar o top 5 das músicas mais ouvidas no YouTube, várias semanas após o lançamento. Na mesma plataforma, a canção tem mais de 125 milhões de visualizações.

A dúvida sobre o possível teor religioso da música acabou por contribuir positivamente na sua divulgação, tendo vindo a ter até o seu próprio desafio de dança nas redes sociais, com a #JerusalemaChallenge. Até o astro do futebol Cristiano Ronaldo chegou a publicar um vídeo no Instagram ao som de “Jerusalema”.

A cantora norte-americana Janet Jackson também partilhou um vídeo de jovens a executar uma dança coreografada ao som da música. Na legenda lê-se “Feliz domingo para vocês” e também marcou Master KG. 

Na altura destes #challenges, o desafio foi de trazer positividade muito necessária durante a pandemia de coronavírus pelo mundo.

Com um ritmo alegre de afro-house e uma picadela de dance/eletrónica, o interesse pela música a nível mundial foi tal que, só no site brasileiro letras.mus.br, houve 161.977 visualizações ou consultas feitas por internautas da lusofonia para traduzir a letra da música.

Como a música se tornou uma sensação e um hit viral?

De acordo com Master KG, o desafio de dança arrancou depois de um grupo de dançarinos angolanos publicar um vídeo da sua coreografia. O vídeo tornou-se viral com milhares de partilhas num curto espaço de tempo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.