Esta semana começamos o ranking dos artigos mais lidos da BANTUMEN com a notícia do incêndio que destruiu a casa e todo o equipamento editorial da nossa revista. Aproveitamos para agradecer a comunidade que apoiou o projeto participando no crowdfunding e que partilhou a informação. No segundo lugar temos o lançamento do single “Longe” dos BGang, seguindo-se a websérie de Dércio Ferreira; a revolta da comunidade cabo-verdiana após o assassinato de Willy Monteiro, em Itália, e por fim, a nova música DJ Hélio Baiano.

1. O fogo levou-nos tudo

No dia 1 de setembro, um incêndio reduziu a cinzas a realidade e os sonhos de pelo menos 13 famílias, incluindo os da BANTUMEN.

Por volta das 18 horas dessa terça-feira, em que os termómetros registavam mais de 30 graus, em Lisboa, a casa de um dos co-fundadores da BANTUMEN, Edwaldo Pegado, conhecido por Eddie Pipocas, foi consumida por um fogo deflagrado no prédio vizinho.

2. BGang, de Rafael Leão, Kid Robinn e CiiJames, lança “Longe”

Já se sabe que as sextas-feiras são fartas a nível musical. É nessa senda que anunciamos o lançamento de “Longe”, dos BGang. A música, que leva o selo da produtora SemLogo, já está disponível em todas as plataformas digitais

3. Memo, a nova websérie de Dércio Ferreira

Dércio Tomás Ferreira, escritor e realizador, tem-nos habituado a trabalhos que se focam em temáticas sociais e está para muito breve a estreia do seu mais recente trabalho, MEMO, com a participação de quatro nomes grandes da representação angolana, as irmãs Dicla e Tânia Burity, Walter Tomás Ferreira e Sílvio Nascimento. Estivemos à conversa com o realizador, para que nos desse pormenores sobre o que aí vem. 

4. Comunidade cabo-verdiana revoltada com assassinato de Willy Duarte

Willy Duarte, um jovem de 21 anos, italiano de origens cabo-verdianas, foi espancado até a morte perto de Roma, neste sábado, 5. O jovem queria intervir para impedir uma luta num bairro movimentado, mas acabou por ser atacado por quatro homens, que o pontapearam e socaram até à morte.

5. “Conexão”: Dj Hélio Baiano vai lançar primeiro álbum a solo em outubro

Hélio Baiano, conceituado DJ e produtor angolano, lançou recentemente um novo single, “Beijei”, com a participação de Edgar Domingos e Itary. A música, disponibilizada no dia 4 de setembro em todas plataformas digitais, é o single de promoção do novo trabalho discográfico, Conexão. O projeto tem data de lançamento marcada para outubro deste ano.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.