De acordo com a imprensa norte-americana, a Microsoft, acabou por perder a licitação de venda da TikTok nos Estados Unidos para a Oracle. A notícia chega meses depois de Donald Trump emitir uma ordem executiva a determinar a venda forçada da rede social chinesa, cujo fracasso levaria ao impedimento da mesma poder continuar a ser usada nos EUA.

O suspense terminou na noite deste domingo. Segundo diversos meios de comunicação norte-americanos, a Oracle foi escolhida pela empresa chinesa ByteDance para assumir as atividades americanas da TikTok. A extensão desse acordo permanece incerta, porém: do lado chinês, fala-se de uma “parceria tecnológica privilegiada” e não de uma venda das atividades americanas da Tik Tok. E uma fonte disse ao Wall Street Journal que o negócio “provavelmente não será estruturado como uma venda direta”.

Embora o novo acordo possa abordar certas preocupações de segurança nacional para os EUA, um ex-funcionário do governo expressou preocupação em relação ao seu aspecto político: “Falta muito para uma empresa dos EUA assumir o controlo do ativo e do algoritmo e, politicamente, seria uma escalada massiva -desde o que o presidente disse que iria realizar com isso. ”

“Estamos confiantes de que a nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, protegendo a segurança nacional. Ao fazer isso, teríamos feito mudanças significativas para garantir que o serviço atendesse aos mais altos padrões de segurança, políticas de privacidade e anti-desinformação, e deixamos esses princípios claros na nossa declaração de agosto. Estamos ansiosos para ver como o serviço evolui nessas áreas importantes”, comentou entretanto a Microsoft, a empresa que estava na linha da frente neste negócio.

Nem a Oracle nem a ByteDance confirmaram ainda a notícia avançada pela imprensa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.