São vários os futebolistas angolanos a jogarem no velho continente, em Portugal em particular, aspeto positivo por causa dos níveis altos de competitividade que estes campeonatos têm, e estes atletas para além de elevarem o nome de Angola, também são uma mais valia para a seleção angolana de futebol.

O mais recente jovem talento angolano a assinar por uma equipa europeia foi Nélson da Luz, proveniente do Grupo Desportivo do 1º de Agosto, e assinou com o Vitória de Guimarães, equipa da primeira divisão portuguesa de futebol.

O futebolista assinou contrato com os “Conquistadores” até à época 2024/25 e será colega de equipa de Ricardo Quaresma

O único impasse neste momento é o facto de Nélson da Luz ter testado positivo ao vírus do SARS-19, o vulgo Covid-19, mesmo tendo tido um teste negativo em Luanda.

O anúncio foi feito pelo Vitória de Guimarães , nesta segunda-feira, que faz referência ao reforço Nélson da Luz, apresentado há três dias à equipa treinada por Tiago, ex-internacional português.

O emblema minhoto informa que o jogador fez testes para a covid-19 antes de deixar Angola, com resultado negativo, mas que depois, ao realizar novos testes em Portugal, teve resultado positivo.

“Sendo este teste condição essencial para a integração dos jogadores no plantel, cumpre esclarecer que Nélson da Luz não chegou a integrar os trabalhos da equipa e que perante o teste positivo foram obviamente cumpridos os procedimentos protocolares, que passam pela notificação das autoridades sanitárias e pelo isolamento do jogador, que se encontra assintomático, e dos funcionários que com ele mantiveram contactos considerados de risco”, acrescenta ainda o Vitória.

O plantel orientado por Tiago continua assim a preparar normalmente a estreia na Liga 2020/21, frente ao Belenenses, a acontecer na sexta-feira, às 21h15.

O internacional angolano chega a Guimarães a custo zero, proveniente do 1.º de Agosto, e o Vitória fica com 85 % do passe do extremo angolano.

“Quero registar o meu nome aqui. Quero representar Angola no Vitória, mostrar que os angolanos são bons. Vou dar o meu máximo, ajudar a equipa e alcançar os objetivos do Vitória. Estava muito ansioso, estava muito contente por saber que ia representar o Vitória, uma das melhores equipas de Portugal”, disse o jovem de 22 anos, em declarações ao clube do Minho.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.