A rentabilização da indústria da música em Angola ainda está a passar por um processo de transição, com a massificação do uso da Internet e melhorias nas redes de telecomunicações. As plataformas de streaming ainda são uma novidade e o seu acesso é, por vezes, restrito, considerando que os planos de dados móveis das várias operadoras ainda não permitem o seu uso sem limites ou preocupações financeiras. Assim, no país, ainda é habitual os artistas produzirem projetos físicos, CDs, que vendem em sessões de autógrafos, ou espalharem o seu trabalho via sites de download como o Media Fire. Neste último caso, a divulgação dos projetos é inteiramente gratuita.

A pensar na continuidade das carreiras do músicos, especialmente durante este contexto de pandemia, Hochi Fu, um dos nomes mais importantes dos bastidores da música em Angola, lançou um novo aplicativo que pretende garantir alguma rentabilidade aos artistas.

Kwata Single é um serviço de hospedagem de arquivos, que possibilita que o artista ganhe dinheiro com as suas músicas, através de links patrocinados. Por cada clique efetuado no link partilhado nas redes sociais, o respetivo artista recebe 30 kwanzas. O valor acumulado é disponibilizado semanalmente ao artista, na sua conta bancária.

Na plataforma Kwata singles, os artistas promovem os seus trabalhos a custo zero, assim como os downloads por parte do público continuam a ser gratuitos. O objectivo, segundo Hochi Fu, é “valorizar a música angolana e a imagem do artista.”

Para que o artista esteja inscrito na Kwanta singles, deverá cadastrar-se mediante um contrato com a Power House, a produtora de Hochi Fu. Para além de promover músicos, a plataforma será também uma oportunidade para as empresas e marcas anunciarem os seus produtos e serviços.

O CEO da Power House esclarece que a Kwata Single não anula a posição do agente e que, no final deste ano, a plataforma poderá evoluir para Kwata Music, para receber álbuns.

Qualquer interessado já se pode registar seguindo as devidas instruções em no site da empresa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.