Phoenix RDC acaba de lançar nova música nesta sexta-feira, 25. “Primavera” é um registo íntimo em homenagem a uma amiga, Vera, que está a lutar contra o cancro da mama.

“É uma musica dedicada a uma amiga muito especial que infelizmente está a combater o cancro”, escreveu Phoenix RDC sobre o novo tema nas suas redes sociais.

Além da homenagem, “Primavera” pode também ser considerada uma mensagem de força e motivação para quem se encontra na mesma batalha.

Com as vozes de Jhessyca e Evil Mary, o tema, que recebe o selo da SoHipHop e da AmazingStore 2020, conta ainda com a guitarra de Henrique Carvalhal e instrumental de Noizemakers. 

A nível global, em 2008, foram registados oito milhões de mortes como resultado de doenças malignas, e estima-se que esse número chegue á fasquia do 11 milhões em 2030, de acordo com Organização Mundial de Saúde. O cancro de mama é o mais comum entre as mulheres e uma das causas de morte mais importantes entre o sexo feminino.

A deteção deste tipo de cancro num estágio inicial pode ser vital para derrotar a doença. O autoexame da mama, por exemplo, pode ser crucial para detectar possíveis anomalias que devem ter um seguimento clínico.

Embora a atenção esteja virada para o sexo feminino, é de sublinhar que o cancro da mama também pode atingir os homens, embora raramente. Em Portugal, cerca de 1% dos casos de cancro da mama ocorrem no sexo masculino.