Isabél Zuaa, atriz portuguesa, recebeu o prémio de Melhor Atriz na 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado, Brasil, realizado de 8 a 26 de setembro.

A portuguesa conquistou o corpo de jurados e recebeu o prémio pela sua interpretação no longa-metragem Um Animal Amarelo, que, como o diretor Felipe Bragança descreve, é uma “tragicómica fábula tropical”.

Numa publicação no seu perfil oficial no Instagram, Zuaa manifestou a sua alegria e satisfação por ter sido distinguida dentro daquela que é uma das suas moradias, o Brasil.

Além da distinção de Melhor Atriz, o filme recebeu mais quatro estatuetas no mesmo festival: Melhor Roteiro (Felipe Bragança); Melhor Direção de Arte (Dina Salem Levy); Menção Honrosa do Júri (Higor Campagnaro) e Melhor Longa Metragem Brasileira.

O Festival de Cinema de Gramado é um festival brasileiro, realizado anualmente no estado do Rio Grande do Sul. A primeira edição aconteceu em 1696, mas só em 1973 o evento foi reconhecido pelo Instituto Nacional do Cinema.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Carrego a cultura kimbundu nas veias. A minha angolanidade está presente a cada palavra proferida. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O meu mantra é "o conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, portanto, não seja recluso da ignorância".