Élida Almeida disponibiliza esta sexta-feria, nas plataformas digitais, o seu novo single intitulado “Bidibido”, que integra o novo álbum GerasoNobo. O projeto de 13 faixas está previsto para sair no dia 6 de novembro.

Conforme comunicado enviado à Inforpress, em “Bidibido”, Élida Almeida revisita a “Tabanca”, o tradicional género festivo da ilha de Santiago, Cabo Verde, “pouco divulgado atualmente”.

Na música, a artista retrata o personagem que guarda da infância, “Bidibido” o mendigo de figura assustadora que se deslocava ao interior da ilha na quarta-feira de Cinzas, batendo às portas e apavorando as crianças com a sua estranha imagem, antes de as fazer rir e rir com elas”.

De acordo com a nota, a artista foca-se na “forte” tradição da data festiva, um dia “especial” assinalado na memória pela variada gastronomia, o acordar cedo em casa da avó e moer o milho, a quaresma com sabor a mel de cana e cuscuz.

“Bidibido vem da magia das lembranças que a autora transfere mais uma vez para as suas criações e é o primeiro single de GerasoNobo, o disco com saída a 6 de novembro”, disse a mesma fonte.

Em “GerasoNobu”, que conta com 13 faixas, Élida escreve sobre os seus companheiros e a sua geração, revelou o comunicado, destacando que o álbum é inteiramente em crioulo cabo-verdiano, a língua que a artista carrega como um “tesouro”.

“Todas as vezes, as minhas criações no coração de Cabo Verde, eram impregnadas com as vibrações e a música dos territórios em que as escrevia”, lê-se no documento.

A fonte informou ainda que para dar às suas canções uma textura “mais urbana”, Élida faz-se acompanhar pelo seu “leal e cúmplice”, o multi-instrumentista e produtor cabo-verdiano Hernani Almeida.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.