Ar Condicionado e Para Lá Dos Meus Passos, dois filmes da produtora angolana Geração 80, conquistaram prémios nos festivais Imagine Science Film Festival e San Francisco Dance Film Festival, realizados em Nova Iorque, Estados Unidos.

Lançada este ano, a longa-metragem Ar Condicionado foi premiada como Melhor Filme, na categoria Science New Wave, do Imagine Science Film Festival. Na mesma categoria concorriam filmes que propõem formas singulares e ousadas de comunicar a ciência, os considerados como “visionários e fora da caixa”.

Por sua vez, Para Lá Dos Meus Passos recebeu o troféu de Melhor Documentário na 11ª edição do San Francisco Dance Film Festival 2020.

O júri do evento destacou o trabalho cinematográfico do filme, que nos revela como a dança pode impactar de forma direta e significativa a vida das pessoas.

Ambos os filmes vão ser exibidos nos Africa In Motion Film Festival, no Reino Unido, de 30 de outubro a 8 de novembro.

Não é a primeira vez que Ar Condicionado participa em festivais de cinema. No início do ano, a película esteve presente em mais de dez festivais internacionais, recebendo destaque também a sua participação no festival We Are One, realizado em maio e de forma virtual.

A produtora Geração 80 foi fundada há dez anos e possui uma vasta experiência no setor do cinema e audiovisual, produzindo e distribuindo as suas próprias obras, além de ser atualmente um porta-estandarte para a entrada de produções internacionais em Angola.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Carrego a cultura kimbundu nas veias. A minha angolanidade está presente a cada palavra proferida. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O meu mantra é "o conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, portanto, não seja recluso da ignorância".